2024: Fiat prepara um compacto inédito para o Brasil.

Foto ilustrativa| Fiat/Divulgação
Modelo inédito será feito sobre plataforma modular global do Peugeot 208 na fábrica de Betim (MG)
Quando a Stellanis foi criada no inicio de janeiro de 2021, a marca anunciou que ali foi criado um grupo automotivo franco-ítalo-americano multinacional formado a partir da união da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group. No pronunciamento inaugural o presidente da stellantis, o português Carlos Tavares, garantia que esse grupo com sede em amsterdã traria ganhos para as empresas participantes nos principais mercado automotivo mundial.

Aqui na região Tavares garantia lançamento de 16 novos produtos até 2025 para todas as marcas do conglomerado, ou seja carros franceses, como Peugeot e Citroën utilizando motores e transmissões da italiana Fiat, caso dos compactos 208 da marca do leão com o propulsor 1.0 FireFlay e o recém chegado SUV C3 da Citroën que compartilha o motor mineiro 1.0 Fire de três cilindros.

Agora chegou a vez dos carros italianos Fiat compartilhar a super premiada plataforma modular CMP da peugeot. Em matéria publicada pelo jornalista Bruno de Oliveira, do site Automotive Business esse compartilhamento está próximo de se tornar realidade . Depois de perceber o grandes ganhos de uma plataforma modular, como a utilizada nos modelos Toro, nos SUVs Pulse e Fastback, agora a Fiat vai atrás da plataforma modular CMP do grupo PSA Peugeot Citroën, utilizada na América Latina para a produção dos Peugeot 208 (na Argentina) e Citroën C3 (na fábrica brasileira de Porto Real (RJ).

Segundo Bruno do Automotive , a Stellantis já trabalha em um novo modelo que será produzido em Betim (MG). Provisoriamente conhecido pelo codinome F1H, o veículo será fabricado sobre uma plataforma derivada da CMP, que é utilizada no Peugeot 208 e no Citroën C3. A informação foi revelada por fonte ligada à montadora.
De acordo com o interlocutor, trata-se de um veículo Fiat que fará parte de um novo ciclo de investimentos da Stellantis, que ainda não foi anunciado. Entretanto, ainda não há definição a respeito do modelo em questão tampouco o nome a ser utilizado.
“Nós herdamos essa plataforma para desenvolver um produto local a ser fabricado em Betim”, afirmou a fonte ao Bruno, que conclui, mesmo com poucos detalhes sobre o novo modelo, é possível chegar a um palpite. O produto será um veículo compacto, uma vez que a plataforma em questão é a mesma de 208 e C3. Também corrobora para essa suspeita o codinome do projeto (F1H), que segue o padrão adotado pela Fiat no passado. Antes de ser lançado, o Mobi era conhecido como “projeto X1H”.
Esse novo modelo faz parte de um novo ciclo de investimentos da empresa, ainda não anunciado Ou seja especula-se que esse novo compacto da Fiat poderá sair do forno já para o segundo semestre de 2024.