F1 Portugal: Um cara chamado Hamilton faz a diferença para conquistar a pole.

O treino classificatório deste sábado (24/10) para o GP de Portugal foi atrasado em meia hora para uma situação inusitada, onde os fiscais tiveram de arrumar a grelha do bueiro de escoamento de água na curva 14, solto pela passagem da Ferrari 5 do alemão Sebastian Vettel.
Mas nada que mudasse o resultado final do treino, já que na hora “H”, Lewis Hamilton sempre tira coelho da cartola para superar o companheiro Valtteri Bottas. Desta vez conquistou sua 97ª pole da carreira e entrou para a história como o primeiro piloto a conquistar a 1ª pole na F1 no circuito português de Portimão, no Algarve.

Na coletiva, o britânico Hamilton, aliviado disse: “Vocês não sabem o que foi difícil, tive que tentar por três vezes para encontrar o melhor caminho”. “Ele foi o mais rápido durante todo o fim de semana, durante todos os treinos e até mesmo em parte desta sessão”, “Então, eu não sabia se iria ou não conseguir uma volta que pudesse competir com a dele. Eu estava sempre abaixo por um décimo, meio décimo, seja o que for, mas a última decisão que tomei no final é o que eu acho que realmente criou a oportunidade. Graças a Deus deu tudo certo”. O companheiro Bottas, o mais rápido nos três treinos livres e nas duas primeiras partes do classificatório e com o melhor tempo, confiante, optou por uma só volta lançada com os pneus médios, faltando menos de 20 segundos para o encerramento, certamente tinha como certo a conquista da pole em Portugal. “Achei que dava, mas não foi desta vez!”, disse na coletiva, um Bottas bem abatido.

Na equação o finlandês esqueceu de acrescentar o imbatível Hamilton. Em terceiro, mais uma vez nesta temporada, ficou o holandês Max Verstappen que tirando da conta, o Hamilton e as Mercedes, seria líder do campeonato. Lá pelos lados da Ferrari o sábado foi muito bom. Apesar do atraso no treino provocado pela Ferrari de Sebastian Vettel que arrancou a grelha de escoamento de água e ter ficado com o modestíssimo 15º tempo, Mattia Binotto, chefe do time de Maranello vai dormir tranquilo pela ótima quarta posição no grid deste domingo conquistada pelo novato e promissor, o monegasco Charles Leclec.

A curiosidade deste treino foi a classificação do inglês George Russel, com a modestíssima Williams, que chegou a Portugal com seu nome muito comentado para ficar fora da equipe em 2021. Em resposta, Russel além de mais uma vez colocar o carro do time no Q2, ficou a frente do tetra campeão Sebastian Vettel, com a Ferrari, em 14º.

Já o companheiro Nicholas Latifi foi o último do grid, em vigésimo. A largada para a corrida está prevista para ás 10hs e 10 minutos, horário de Brasília, deste domingo (25/10), com transmissão direta pela TV Globo. Confira a classificação completa e os tempos.
Grid de largada
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1min16seg652
- Valtteri Bottas, Mercedes, 1min16seg754
- Max Verstappen, RBR, 1min16seg904
- Charles Leclerc, Ferrari, 1min17seg090
- Sergio Perez, Racing Point, 1min17seg223
- Alexander Albon, RBR, 1min17seg437
- Carlos Sainz Jr. McLaren, 1min17seg520
- Lando Norris, McLaren, 1min17seg525
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min17seg803
- Daniel Ricciardo, Renault, —
- Esteban Ocon, Renault, 1min17seg614
- Lance Stroll, Racing Point, 1min17seg626
- Daniil Kvyat, AlphaTauri, 1min17seg728
- George Russell, Williams, 1min17seg788
- Sebastian Vettel, Ferrari, 1min17seg919
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 1min18seg201
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 1min18seg323
- Romain Grosjean, Haas, 1min18seg364
- Kevin Magnussen, Haas, 1min18seg508
- Nicholas Latifi, Williams, 1min18seg777