Top Menu

Como dizia o piloto argentino Manuel Fangio, campeão 5 vezes na Fórmula 1, “carreiras são carreiras”. Nos treinos de testes de pré-temporada absolutamente ninguém conseguiu superar o imbatível Max Verstappen com sua poderosa RBR Honda.

E foi assim nos testes e nos treinos livres e classificatório, quando o holandês Verstappen conquistou sua segunda pole consecutiva e a quarta da carreira, sempre seguido de perto pelo segundo melhor tempo, de Lewis Hamilton.

Na largada da corrida Verstappen já sentia que seria muito difícil segurar o atual campeão e vencer a prova de estreia da temporada 2021. Hamilton chegou a colocar sua Mercedes lado a lado com a RBR de Max que manteve a liderança apertado por Lewis até a primeira janela de pit. Hamilton, com pneus médios, antecipou a parada na volta 14 trocando os pneus médios pelos duros novos, e com isso foi diminuindo a diferença para o líder Verstappen, volta a volta.

Com a parada do Max na volta 18, trocando os pneus médios pelos médios (amarelos), Hamilton assumiu a liderança com boa vantagem para Verstappen, piloto do carro 33 da RBR em segundo lugar. As posições foram mantidas até a volta 29, quando Hamilton fez a segunda troca de pneus — duros pelos duros. Mesmo com os pneus médios, Verstappen tentou de tudo para evitar a aproximação do Hamilton, maior recordista da Fórmula 1.

No final da corrida Max tentou uma nova estratégia, copiando a estratégia do Hamilton, entrando no pit para colocar o setup duro. A manobra quase deu certo, mas em uma tentativa de ultrapassagem sobre o inglês, líder da prova a três voltas do final, retardou a frenagem do seu RBR no final da reta. Teve êxito, porém precisou devolver a primeira posição, pois tinha feito a ultrapassagem passando dos limites da pista. Com isso deu a chance do Hamilton aumentar seu recorde de vitórias para 96, contra o segundo na lista, o alemão Michael Schumacher com 91.

Em terceiro ficou a outra Mercedes pilotada pelo finlandês Valtteri Bottas, que até ajudou Hamilton na classificação, por ter “arrancado das mãos” do Verstappen o ponto extra por terminar a corrida com a volta mais rápida conquistado na última passagem da linha de chegada. A grande novidade nesta prova de abertura no Bahrein, foi a melhora surpreendente das McLarens, ficando no top team, com o britânico Lando Norris em quarto e o australiano Daniel Ricciardo, estreante na equipe, em sétimo, encaixotado pelas Ferraris do monegasco Charles Leclerc em sexto e o também estreante na Ferrari, o espanhol Carlos Sainz, em oitavo.

Quem agradou muito na sua volta ao grid da Fórmula 1 foi o espanhol, bi campeão da categoria pela Renault, Fernando Alonso que foi muito combativo chegando a estar em sétimo, mas foi traído pelo sistema hidráulico tendo que abandonar a prova a vinte voltas do final. ” Foi uma pena, sabia que podia ajudar muito o desenvolvimento do carro”, disse o conformado Alonso.

Como na temporada passada, o alemão, tetra campeão Sebastian Vettel foi mais uma vez a decepção. Nessa etapa de estreia da nova equipe a Aston Martin e de abertura do campeonato em Sakhir, Vettel ficou fora dos dez primeiros na décima quinta posição, tendo que engolir a seco o companheiro, o canadense Lance Stroll se classificar em décimo, marcando o primeiro ponto para a estreante Aston Martin.

Mas Vettel não saiu do Bahrein de “Mãos abanando”, sem pontos, o Alemão conquistou cinco, mas na carteira de pilotos, por ter atingido a traseira da Alipina e tirado o francês Esteban Ocon da pista. A próxima etapa acontece na Itália, no dia 18 de abril, com o GP Emilia Romagna na pista de Enzo e Dino Ferrari, em San Marino.

CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA

  1. Lewis Hamilton, Mercedes
  2. Max Verstappen, RBR
  3. Valtteri Bottas, Mercedes
  4. Lando Norris, McLaren
  5. Sergio Perez, RBR
  6. Charles Leclerc, Ferrari
  7. Daniel Ricciardo, McLaren
  8. Carlos Sainz Jr, Ferrari
  9. Yuki Tsunoda, AlphaTauri
  10. Lance Stroll, Aston Martin
  11. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
  12. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
  13. Esteban Ocon, Alpine
  14. George Russell, Williams
  15. Sebastian Vettel, Aston Martin
  16. Mick Schumacher, Haas
  17. Pierre Gasly, AlphaTauri
  18. Nicholas Latifi, Williams
  19. Fernando Alonso, Alpine
  20. Nikita Mazepin, Haas

CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO

  1. Lewis Hamilton, Mercedes, 25 pontos
  2. Max Verstappen, RBR, 18 pontos
  3. Valtteri Bottas, Mercedes, 16 pontos
  4. Lando Norris, McLaren, 12 pontos
  5. Sergio Perez, RBR, 10 pontos
  6. Charles Leclerc, Ferrari, 8 pontos
  7. Daniel Ricciardo, McLaren, 6 pontos
  8. Carlos Sainz Jr, Ferrari, 4 pontos
  9. Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 2 pontos
  10. Lance Stroll, Aston Martin, 1 ponto
  11. Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
  12. Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 0 ponto
  13. Esteban Ocon, Alpine, 0 ponto
  14. George Russell, Williams, 0 ponto
  15. Sebastian Vettel, Aston Martin, 0 ponto
  16. Mick Schumacher, Haas, 0 ponto
  17. Pierre Gasly, AlphaTauri, 0 ponto
  18. Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
  19. Fernando Alonso, Alpine, 0 ponto
  20. Nikita Mazepin, Haas, 0 ponto

CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO

  1. Mercedes, 41 pontos
  2. RBR, 28 pontos
  3. McLaren, 18 pontos
  4. Ferrari, 12 pontos
  5. AlphaTauri, 2 pontos
  6. Aston Martin, 1 ponto
  7. Alfa Romeo, 0 ponto
  8. Alpine, 0 ponto
  9. Williams, 0 ponto
  10. Haas, 0 ponto

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close