Top Menu

Parado no estacionamento do hipermercado Doce preço na cidade turística de Guararema (SP), um desconhecido que se identificou apenas por Jefferson, ao chegar com as compras em seu carro, um Renault Sandero, viu que ao lado do seu Renault estava o novo Kardian, admirado com o novo carro da Renault, perguntou de bate pronto, É o novo Sandero? Respondi que não, ali ele, estava diante do SUV Kardian, novo carro da Renault, repeti um carro completamente novo, novo mesmo! Aproveitando o slogan do Kardian, sem exagero é a mudança que muda tudo.

Completando o relato para o sr Jeferson, o Kardian estreia no Brasil a nova plataforma, (RGMP), Renault Group Modular Platform, uma nova estrutura com tecnologia das mais modernas. O Kardian esbanja bom gosto com design bem equilibrado entre o futuro os tempos atuais, nova plataforma, novo motor 1.0 turbo, fabricado no Brasil e nova transmissão, com câmbio automático de dupla embreagem (EDC, Efficient Dual Clutch), com alavanca de marchas do tipo “e-shifter”!

O Kardian é o primeiro veículo do Renault International Game Plan 2027, o plano estratégico para os mercados internacionais, anunciado em outubro de 2023 pelo CEO global da marca, Fabrice Cambolive. Até 2027 serão lançados outros sete novos modelos, a maioria desses novos modelos baseados nesta nova plataforma (RGMP), que permite inclusive criar modelos 100% elétricos híbridos do tipo plug-in.

O dono do Sandero mais curioso, lançou outra pergunta esse carro é brasileiro? Respondi eu, Sim! O Kardian é produzido no estado do Paraná, no complexo industrial Ayrton Senna, localizado na cidade de São José dos Pinhais, onde a marca francesa investiu mais de R$ 2 bilhões para a construção de um C-SUV, completamente novo, no caso o Kardian em uma fábrica moderna com altíssimo nível de excelência. Além disso, esse novo Renault traz como novidade, seis airbags de série em todas as versões e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Por dentro o Kardian inovou, com uma ótima ergonomia bem ajustada para o dia a dia, com os principais comandos em uma área de fácil acesso e o seletor do câmbio eletrônico ajudou a liberar um espaço considerável para um carregador por indução, porta-objetos e freio de estacionamento eletrônico.

Ainda se valendo dos plásticos, localizados em vários pontos, como parte do painel, mas que pelos bons ajustes de encaixe e alinhamentos dessa peças, certamente terão vida longa. Já nas portas essas peças em plásticos são ofuscadas pelo acabamento em couro com costura laranja, e o uso de preto brilhante e prata para dar um ar mais refinado ao Kardian.

A noite, o interior do Kardian se revela, principalmente nas portas, com os apliques em LEDs com oito opções de cores, também presentes no painel. Os comandos de ar-condicionado, automático e digital, são de boa qualidade, já conhecidos de outros Renault, e de fácil uso.

Design:

O Kardian é o primeiro veículo produzido no Brasil com a nova identidade de marca, com o logotipo “Nouvel R”. Baseada no formato de losango, a grade frontal exibe desenhos em formato de “diamante”, graças aos vários pequenos losangos com efeito 3D, cujos reflexos são acentuados pela cor preta com acabamento Black Piano, na versão première edition.

Parte integrante da nova identidade de marca da Renault, a assinatura luminosa do Kardian apresenta dois módulos de cada lado, na frente. O módulo superior apresenta uma faixa estreita com os faróis de rodagem diurna (DRL) e os piscas, todos em LEDs, criando um efeito esculpido e moderno. O módulo inferior também apresenta cenários “full LED”, que otimizam o conforto ao dirigir, principalmente a noite e conferem um visual único ao veículo.

A traseira exibe a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C, destacando o espírito SUV e a modernidade do Kardian.

Com uma silhueta robusta e compacta ao mesmo tempo, o Kardian mistura linhas esculpidas e formas arredondadas com os elementos encontrados nos SUVs maiores, como barras de teto, capô horizontal, também esculpido e para-choque reforçado pelos protetores.

Na traseira, o teto recurvado e o vidro inclinado conferem dinamismo dos SUVs da marca na Europa, à silhueta e os ombros mais marcados dão uma sensação ainda maior de robustez ao veículo.

Propulsão:

O motor 1.0 turbo flex tem como código H5DT, o mesmo do 1.3 turbo de quatro cilindros compartilhado com a montadora alemã Mercedes, só que neste caso o propulsor do Kardian é um três cilindros.

Outros pontos forte desse novo motor da Renault brasileira, entre as principais, estão a adoção de tecnologia vindo direto dos bólidos Renault F1 para o Kardian; Injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas variáveis, garantindo assim melhor desempenho e menor consumo em qualquer rotação, ajudado pelo tratamento DLC (Diamond-Like Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida exclusivamente na F1. Os componentes móveis do pino, anéis, pinos dos pistões que receberam tratamento de superfície (DLC) para reduzir o atrito e o consumo. Macies no funcionamento e economia bem perceptíveis em nossa avaliação.

Com o Flex, abastecido com etanol 100% ou misturado com a gasolina, tem mais potência e torque que a versão europeia, abastecido só com gasolina. no Kardian brasileiro, são 125 cv (5.000 rpm) e 22,4 kgfm (2.250 rpm) com etanol leva o titulo de maior torque da categoria do mercado.

Com toda essa tecnologia esse propulsor de três cilindros H5DT,tem baixa vibração, que só é lembrado pelo ronco tão característico dos tricilíndricos, quando mais exigido esportivamente. Comparado a alguns modelos 1.0 turbo da concorrência, entrega uma ótima resposta. Este 1.0 turbo de três cilindros, tem como “fiel escudeiro o câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas, chamado de DW23.

Conclusão: Sr Jefferson, como proprietário e adepto de modelos Renault, o sr já tem uma ótima opção para trocar tranquilo, seu antigo Sandero, pelo bonito, moderno seguro e econômico Kardian. Mas para adquirir o Kardian terá obrigatoriamente desembolsar um pouco mais, já que essa versão Premiére edition turbo TCe e câmbio EDC, avaliada por nós do DirigindoAutos, vem com todos os equipamentos das versões anteriores, como Versos e Techno mais;

· Controle de velocidade adaptativo (ACC)

· Câmera Multiview (MVC)

· Alerta de ponto cego (BSW)

· Alerta de distância segura (DW)

· Sensores de estacionamento frontal

· Faróis de neblina em LED

· Sensor crepuscular

· Multi-Sense com modos de condução Eco, Sport e My Sense (personalizável)

· Iluminação ambiente (iluminação dinâmica e personalizável no interior)

· Carregador de smartphone por indução

· Roda de liga leve 17” diamantada e escurecida

· Tubarão-antena

· Teto bíton preto Nacré

· Emblema lateral “Premiere Edition”

· Esquis na cor prata acetinada

· Grade frontal em preto brilhante

Preço sugerido de R$ 132.790.*

* Preço cotado na data da publicação deste artigo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close