Top Menu

A lista que fizeram no Fastback para levar a marca do escorpião por todo lado não é pequena e nela entram de série, sistemas como alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e central multimídia de 10.1 polegadas com conectividade a bordo, o SUV Cupê escorpião oferece potência de 185 cavalos, desenvolvendo “veneno” suficiente para dispensar os opcionais.

Curiosidade: O modelo “envenenado” cupê, não por acaso começou a ser vendido no Brasil no mês de outubro de 2023, durante este mês o Sol entra no signo de escorpião e isso tem tudo a ver com a fabricante italiana Abarth. Não por coincidência, o temido animal é símbolo da marca, já que seu fundador Carlo Abarth, um antigo piloto de corridas, na astrologia é do signo de escorpião.

Desenvolvido e produzido no Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG), o novo Fastback Abarth mantém os traços que garantem sucesso neste SUV cupê, com uma dirigibilidade provocante e desafiadora, já que ostenta a imagem do escorpião mais famoso do mundo.

Performance

No dia a dia, a performance do Fastback Abarth é seu ponto alto. Equipado com o motor de maior potência e torque da categoria 185 cv, abastecido com etanol e o invejado torque de 27kgfm. Na estrada, o Fastback Abarth promove um verdadeiro ciclone de escorpiões sob o capô com propulsor Turbo 270. Já quando o assunto é aceleração, ele também faz bonito e vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos (números divulgado pela ficha técnica da montadora). Além disso, sua velocidade máxima é de 220km/h (etanol) destacando a relevância da relação peso-potência com seus 7,0 kg/cv.

Design:

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo. Afinal, a marca é a expressão do design italiano. Claro que, com o Fastback, não seria diferente. Tudo isso é percebido logo de cara, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth são uma marca registrada e não poderiam faltar também. Assim, estão na lateral e na dianteira do carro. Além disso, a Fiat Flag (linhas com cores da Itália), também pode ser vista na grade, enaltecendo a raiz italiana da marca Abarth.

O SUV cupê Fastback Abarth, traz dupla saída de escapamento, um elemento que agrega ainda mais personalidade ao veículo. O aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica. O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao Fastback Abarth. Além disso, o wide blade (friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô) ganhou revestimento em fibra de carbono.

Por dentro, o SUV cupê possui elementos que não deixam o motorista esquecer que ele está “pilotando um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite sofisticação, trazendo detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono. O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha não são apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o motorista consegue encontrar 13 escorpiões.

Na segurança e Tecnologia muitos sistemas:

O Novo Fastback Abarth traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa. Também conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite que o motorista troque de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução.

Já o cluster digital de 7 polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O Fastback Abarth traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo. Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

Na segurança o Fastback Abarth disponibiliza recursos, como os ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto. Esses itens são capazes de prevenir ou minimizar impactos em situações de risco.

Com um carro desta qualidade e potência, não poderia ficar só nestes sistemas do paragrafo anterior, esse SUV Abarth avaliado, conta ainda com outras tecnologia, como sistema ESP (Electronic Stability Program), que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas. O ABS com EBD (Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution) é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura, aumentando a segurança dos ocupantes do veículo. E para finalizar os ótimos adjetivos desse esportivo Abarth, avaliados por nós do DirigindoAutos.

O SUV Fastback Abarth conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros. Por isso a nossa conclusão é de que esse Fastback venenoso exibindo a marca do escorpião custando R$ 162.990,00 não encontra antídoto na concorrência.

Mas a Volkswagen de olho nesse mercado e o grande interesso do publico no modelo fabricado na cidade mineira de Betim, já se movimenta, à procura desse antídoto contra o Fastback Abarth, acelerando o desenvolvimento do seu futuro esportivo, o SUV Cupê Nivus GTS.

Fatback Abarth: Preço em versão única na tabela da Fiat, na data da publicação deste artigo é de R$ 162.990,00.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close