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Texto: Silvio Porto

Fotos: Arquivo DirigindoAutos

A picape Strada ultrapassa pela primeira vez a barreira das 16 mil unidades vendidas na lista mensal. E esse número foi conquistado no ultimo mês de agosto estabelecendo um novo recorde desde seu lançamento em outubro de 1998. Completando 25 anos de sua existência a Strada continua “quebrando” recordes atrás de recordes desde aquele 24 de outubro de 98, dia da sua primeira aparição oficial.

O ultimo agosto passa a ser o mês a ser batido quando se fala em vendas da Strada. A picape finalizou mais uma vez o mês na 1ª posição do ranking, com 16.420 unidades emplacadas e 7,3% de market share, atingindo o maior volume de emplacamento desde seu lançamento. Aliás, esta é a quarta vez na história que o modelo supera as 14 mil unidades, coincidentemente todas neste período, entre julho e setembro, sendo duas vezes no oitavo mês do ano.

Tudo começou em outubro de 1998, quando a Strada chegou ao mercado brasileiro. Desenvolvida e fabricada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, a picape teve diversos marcos de ineditismo ao longo de sua vida, como quando passou a ter cabine estendida em 1999, cabine dupla em 2009 ou terceira porta em 2013. Recentemente, em 2020, passou por uma grande mudança, quando ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. Já no ano seguinte, ela inovou mais uma vez, sendo a primeira do seu segmento a receber o câmbio automático do tipo CVT. O sucesso tem sido tanto que, recentemente, a Fiat comemorou o marco de 400 mil unidades produzidas do modelo desde que foi reestilizado.

Confira avaliação do DirigindoAutos da Strada turbo, na versão top Ranch:

A performance da Strada que já era boa, ficou ainda melhor. A picape ganhou mais potência e torque graças ao motor Turbo 200 Flex. E não para por aí: com o novo motor, a Strada se tornou a primeira picape B-picape turbo flex no mundo.

O propulsor faz parte da premiada família de motores turbo flex desenvolvida pela Stellantis. O Turbo 200 Flex conta com maior performance e mais eficiência, graças ao uso de três cilindros, seguindo a tendência mundial de downsizing e entregando um conjunto mais leve

Com potência de 130 cv com etanol e torque de 20 kgfm de força, o propulsor permite que o modelo vá de 0 a 100km/h em apenas 9,5 segundos, sendo o mais rápido entre os concorrentes. A Strada equipada com o novo motor turbo flex passa a contar com o botão Sport no volante ( que meu filho, Silvinho, cursando farmácia chame de botão da “alegria”), pela cavalaria liberada ao apertar esse dispositivo. Com seu acionamento, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. Essa motorização é combinada com o câmbio automático CVT com opção de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Para completar a família Strada, a versão Ranch, recebeu novidades para dar mais esportividade a picape, como topo da linha do modelo, a Ranch avaliada se destaca pela sua exclusividade. A arrojada grade traz ainda mais diferenciação ao visual do modelo. Por dentro, os bancos dianteiros levam a escrita com nome da versão bordada logo abaixo do encosto de cabeça.

Design:

A Strada em sua nova linha 2024 traz significativas mudanças no design. O modelo traz externamente na versão Ranch, dianteira com nova grade frontal, novo para-choque integrado, novos faróis de neblina em LED e novo skidplate, que conferem um visual que remetem a uma picape maior com uma robustez mais destacada. Nessa Strada turbo Ranch, a Fiat reservou uma dose extra de conforto com novos bancos de couro e novos painéis de porta com detalhes em couro. Para completar a Strada Ranch, traz as novas rodas. Por dentro, o novo volante com Fiat Script em todas as versões e botão Sport integrado (esse último apenas nas versões com motor turbo flex), além de novos painéis de porta com detalhes em couro.

Vale dizer que na pista de teste do haras Tuiuti, ao fazer a curva do final da reta em alta velocidade essa Strada equipada com recursos de controle eletrônico de estabilidade, foi eficiente ao corrigir automaticamente as saídas na dianteiras e traseiras, e o sistema Hill Holder, que mantém o freio acionado automaticamente por aproximadamente dois segundos ao arrancar em ladeiras e em ré em manobras. Ainda há TC+ (Traction Control PLus), que faz o controle eletrônico do eixo de tração em situações leves de off-road, freando a roda que tiver menos tração e proporcionando maior aderência e desempenho em terrenos desafiadores.

A picape também conta com sistema multimídia UCONNECT 7, que oferece conectividade avançada com Wireless Android Auto e Apple CarPlay. Para completar, conta traz ar-condicionado digital automático e um prático carregador sem fio.

Vale destacar que a Strada líder do mercado se mostrou ideal tanto para quem utiliza o veículo para trabalho quanto para lazer. Nessa versão Ranch, cabine dupla oferece 650 kg e 844 litros. A capacidade de reboque é de 400 kg. Uma das suas melhores funcionalidades também está na modularidade, já que contém quatro ganchos inferiores e seis superiores de fixação na caçamba, o que garante ainda mais segurança no transporte de cargas. Vale ainda mencionar a sua altura mínima do solo entre 185 mm e 214 mm (variando de acordo com a versão) e seus ângulos de entrada e saída, com 23 graus e 29 graus, respectivamente.

Conclusão: Considerando o preço em R$ 137. 990 para essa versão Ranch, avaliada por nós do DirigindoAutos, junto com as novas tecnologias, como novo motor turbo 200 flex de 130 cv, + sistemas de controle na dirigibilidade, design moderno e bonito, conforto e bom gosto nos materiais aplicados nos bancos e painel, permitem considerar a Strada 1.0 turbo 200 flex três cilindros uma ótima aquisição. Não por acaso mais de 16 mil compradores em agosto e mais de 87 mil compradores no acumulado de 2024, ainda faltando três meses para o fechamento da lista deste ano, a Strada turbo 200 é uma ótima compra!

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