Avaliação: Para quem não abre mão do diesel, Ram Rampage Laramie turbo. Preço R$ 262.990
Rampage Laramie diesel direcionada para consumidores que ainda preferem a propulsão diesel. Os adeptos desse combustível, consideram além da força, inerente a esse tipo de veículo, principalmente pela autonomia que permitem fazer grandes deslocamentos, com conforto e com isso evitar os desgastantes movimentos no sistema aéreo para cumprir compromissos de trabalho, ou férias, por isso, essas picapes precisam entregar potência, muito conforto e segurança, para quem vai passar horas ao volante

A missão da fabricante Ram, com a Rampage com o motor 2.0 turbodiesel é essa. Roubar clientes dos aviões e picapes médias turbodiesel, já tradicionais ao oferecer a Rampage com esta mecânica diesel, em um pacote tecnológico superior por um preço inferior das concorrentes, R$ . Além disso a Rampage Laramie produzida no Brasil, se propõe a “carregar na caçamba” toda a fama da marca americana, ostentando o estilo das suas irmãs maiores esbanjando cromados por toda a área externa.

Na avaliação do DirigindoAutos percorremos vias urbanas e estradas, como as rodovias de grandes retas e serra entre São Paulo e as belas praias de Ilhabela, nesta viagem pudemos constatar a desenvoltura, na potência, força, muito boa autonomia, com conforto e brilho da Rampage Laramie diesel.

Como ja destacamos em varias matérias aqui no DirigindoAutos, a Ram Rampage compartilha a plataforma SmallWide com a Fiat Toro, mas para a engenharia da Stellantis não bastava trocar o logo e mais algumas peças para criar a Rampage.

Como resultado as duas picapes compartilham muito pouco, já que a estrutura da RAM Rampage recebeu novos aços e, visualmente, nenhuma peça é semelhante. O fato é que boa parte da Rampage teve como “espelho” o crossover Jeep Commander, também projetado e produzido na planta industrial da Stellantis, na cidade pernambucana de Goiana.
A Rampage Laramie não deve em conforto. A suspensão independente nas quatro rodas tem um ajuste focado nisso, ao mesmo tempo que o isolamento acústico deixa os ruídos e vibrações tão características de um motor turbodiesel ficando do lado de fora. A preocupação com ergonomia deixou os principais comandos de fácil acesso, como a tela de 12.3″ com espelhamento sem fios, e as informações na tela de 10,3″.

Para os ocupantes dos bancos dianteiros, motorista e passageiro, desfrutam de um bom espaço. Os bancos dianteiros são confortáveis e, como a posição de dirigir vem do Commander, o que é uma vantagem para o conforto. O acabamento com os detalhes em marrom remetem, lógico, a suas irmãs maiores com um bom nível de qualidade nos materiais ali empregados.
Com este conjunto do 2.0 turbodiesel, a Rampage é equilibrada, apontando para o conforto. O turbodiesel entrega na picape o suficiente para a agilidade na cidade e, uma tranquila e confortável viagens nas estradas, destacando, segurança nas ultrapassagens, se valendo moderno sistema de tração integral em curvas, chuva ou nas estradas de terra batida, consequentemente muito lisas.
Motor:

O motor é um conhecido do mercado, o 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 kgfm, mesma configuração que estreou no Commander, mas com mais torque. Na transmissão acompanha a Rampage Laramie diesel, o câmbio automático de 9 marchas com sistema de tração integral automático fornecido pela ZF. Falando em 9 marchas, nas estradas com grandes retas, foi possível andar com rotações bem baixa, manobra que patrocinou uma substacial economia no combustível, economia melhor que os 12,4 em rodovias, marcada na ficha tacnica publicada pela fabricante.

Para criar a Rampage, toda a equipe de desenvolvimento se preocupou em fazer uma verdadeira Ram, mesmo que em um modelo mais compacto. Com 5.028 mm de comprimento, é imponente pelo porte facilitado pela tecnologia, criando uma ilusão de design mais robusto, acima da coirmã Fiat Toro.

Na Rampage Laramie, a amplitude é reforçada pelos vários cromados, a começar pela grade dianteira, frisos em vários pontos da Rampage, além dos outros cromados, inclusive no para choque traseiro, todo em metal, as rodas de 18″ diamantada é outro destaque da Rampage Laramie, proporcionando “brilho” por todos os lados.
Conclusão: A RAM Rampage Laramie diesel, depois de centenas de quilômetros rodados, design, conforto, desempenho e segurança, darão a garantia que o feliz comprador acertou na aquisição da picape.
Preço da RAM Rampage Laramie diesel: R$ 262.990.