Top Menu

Pilotar o SUV Pulse Abarth me vem a memória o entusiasmo da sinfonia do motor 1.4 16V turbo do 500 Abarth, primeiro modelo que avaliei aqui no Brasil. O pequeno esportivo produzido no México, oferecia respostas instantâneas com seus 167 cv e 23 kgfm associada a uma caixa manual de cinco velocidades. Sendo assim, com ar de nostalgia, me concentrei em aproveitar bem essa oportunidade de passar uma semana ao volante do esportivo escorpião, Pulse Abarth equipado com motor-produzido em Betim (MG)- 1.3 de quatro cilindros turbo T270, que “liberta” um Ciclone de 185 cv e 27,5 kgfm de torque.

A engenharia da Stellantis aqui no Brasil, com muito esmero casou bem o 1.3 turbo de 185 cv, usados em modelos maiores e mais pesados, como Jeep Commander e Fiat Toro, em uma carroceria SUV, como se fosse um hatch. Mas para isso os engenheiros tiveram que alterar a calibração de todos os sistemas eletrônicos para, inclusive na transmissão, com o câmbio automático de 6 marchas para dar mais desempenho no comportamento desse pulse com a marca Abarth.

Na nossa avaliação do DirigindoAutos, o ronco do Pulse Abarth chamou muito a atenção por onde passava , com um bom trabalho, entre outros feitos da engenharia, adequar o propulsor 1.3 turbo com um conjunto de abafadores e uma nova programação do sistema para dar esse som musculoso do Pulse.

Nostalgias à parte, o Pulse Abarth supera curvas como se fosse um modelo hatch, proporcionando baixa rolagem da carroceria, graças a vários ajustes. Molas e amortecedores foram recalibrados com até 13% mais firmes que de um Pulse normal. Barra estabilizadora é mais grossa, com 20 mm, o que reduziu a rolagem da carroceria sem reduzir muito a altura de 217 mm – no Pulse Impetus é de 224 mm. O eixo traseiro é 15% mais rígido, exclusivo para o Abarth.

Esteticamente, esse Pulse esportivo é um carro bem equilibrado: Tem para-choque frontal mais baixo com entradas de ar para ajudar na aerodinâmica, rodas com aro 17” e calotas centrais, logotipos do escorpião espalhado por todos os lados desse “animal” e dupla saída de escape com três polegadas. Ao entrar no pulse Abarth você é recepcionado por um interior elegante, escurecido com confortáveis bancos, exibindo estampa do escorpião, também situado em destaque ao centro do volante, no painel destaque para detalhes em vermelho, cor característica da marca Abarth.

Ao dar a partida através de um botão, o escorpião é despertado, emitindo um estridente rouco, que fica grave quando a rotação cai pra marcha lev, “libertando” a fera, mas que se mostrou dócil, e de condução fácil e prazerosa.

Conclusão: Na rua, parado nos semáforos ou em estacionamentos, uma pergunta se repetia, gostou? Compraria? Minhas respostas foram de pronto sim, sem nenhuma duvida! Afinal esse Pulse escorpião, reúne características dos esportivos da Fiat do passado que entrega uma condução muito afiada, além de promover versatilidade pela carroceria bem ajustada.

Preço: Até a publicação deste artigo / teste, o Preço sugerido pala montadora desse Pulse Abarth é de R$ 151.990, valendo cada injetada do combustível no acelerador!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Close