F1 Rússia: A pole ficou com Lando Norris de McLaren, com Hamilton em quarto e Verstappen em último

Depois da vitória do australiano Daniel Ricciardo na última corrida em Monza, a McLaren, revigorada, deu ao inglês Lando Norris condições de conquistar sua primeira pole na carreira. E essa conquista do Norris veio da ousadia de colocar pneus de pista seca, os macios vermelhos, e contar com a sorte de nos últimos segundos do Q3 o compatriota Lewis Hamilton e maior recordista em poles — com 101 –, não fazer o melhor tempo.

Mas para manter a frente no grid e garantir a pole, Hamilton foi para o boxe colocar pneus novos de chuva intermediários. Mas na entrada do pit a Mercedes 44 do Hamilton escorregou na poça de água indo direto para o muro, danificando o bico do carro. Com isso Hamilton mudou a estratégia: trocou o bico, colocou pneus Sliks macios de pista seca para a segunda tentativa.

Resultado: com os pneus frios Lewis rodou na pista, dando chances para o piloto da McLaren de número 4 cravar a pole. “A gente nunca sabe quando vai conquistar uma pole, só quando conquista”, disse feliz Lando Norris. O espanhol da Ferrari Carlos Sainz ficou com o segundo melhor tempo.
Abrindo a segunda fila, em terceiro, ficou a Williams de George Russell que largará na frente do compatriota e ídolo Lewis Hamilton, o quarto no grid. Hamilton comentou na coletiva: ” Foi ridículo perder uma pole com uma batina na entrada do pit! Mas agora não há nada que se possa fazer a não ser me preparar para uma boa corrida amanhã”.

Ricciardo, vencedor em Monza, fez o quinto melhor tempo. E para fechar as três primeira filas completou a classificação Fernando Alonso com a Alpine/Renault. Na última posição, largará o líder do campeonato, o holandês Max Verstappen, que recebeu uma punição por ter trocado o conjunto de potência, motor e motor elétrico.
Com a última posição definida, Max abortou o classificatório para não correr riscos na pista encharcada. Em penúltimo, décimo nono lugar no grid, largará o piloto da Ferrari 16, Chales Leclerc, que também foi punido por trocar o motor. A largada do GP da Rússia, em Sochi, está prevista para às 9hs deste domingo (26/09) com transmissão ao vivo pela TV Bandeirantes.
CONFIRA O GRID DE LARGADA
- Lando Norris, McLaren, 1min4seg993
- Carlos Sainz Jr., Ferrari, 1min42seg510
- George Russell, Williams, 1min42seg983
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1min44seg050
- Daniel Ricciardo, McLaren, 1min44seg156
- Fernando Alonso, Alpine, 1min44seg204
- Valtteri Bottas, Mercedes, 1min44seg710
- Lance Stroll, Aston Martin, 1min44seg956
- Sergio Perez, RBR, 1min45seg337
- Esteban Ocon, Alpine, 1min45seg865
- Sebastian Vettel, Aston Martin, 1min46seg573
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min46seg641
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1min46seg751
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 1min49seg586
- Mick Schumacher, Haas, 1min49seg830
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 1min51seg023
- Nikita Mazepin, Haas, 1min53seg764
- Nicholas Latifi, Williams, —
- Charles Leclerc, Ferrari, —
- Max Verstappen, RBR, —