F1 Áustria: O “laranja mecânica” Verstappen vence Hamilton e se consolida na liderança em 2021.

O apelido da Holanda, surgiu no futebol, na Copa do mundo de 1974, na Alemanha onde o desempenho do time do lendário Johan Johan Cruyff, foi considerado fantástico. A seleção laranja liderado por Cruyff chegou até a final do campeonato graças a uma tática revolucionária, que recebeu o nome de “carrossel”.
Max Verstappen e sua Red Bull são inquietos como os jogadores não assumindo posições fixas, tocando a bola até o gol adversário, ou a liderança da prova.

Max Verstappen parece ter incorporado essa filosofia sempre surpreendendo os adversários, vencendo e sempre buscando o ponto extra com a volta mais rápida, na Áustria, foi pole, na largada manteve a liderança, fez duas vezes no pit para troca de pneus, mesmo assim manteve a ponta da prova e ainda ganhou o ponto extra pala volta mais rápida (Como no jargão do futebol, FEZ BARBA E CABELO), Na Áustria, casa da equipe Red Bull, dona da pista. para somar 5 vitórias na temporada recebendo 26 pontos somando 182, contra 150 do vice líder Hamilton na tabela do mundial de pilotos.

Já para o inglês Lewis Hamilton, recordista em vitórias, poles e títulos na F1, depois de muitas dificuldades no GP austríaco, chegou a declarar antes da largada ” Tá fácil”, se referindo a grande possibilidade do Verstappen vencer mais uma. Lewis tentou dificultar a vida do holandês na prova, se mantendo em segundo, posição conquistada já no final da primeira volta, ajudado por um erro dos pilotos, Lando Norris, McLaren e Valtteri Bottas, Mercedes.

Com dificuldades com o baixo desempenho da Mercedes 44 graças aos danos que sofreu após passar na “salsicha” colocada no limite da zebra, Hamilton sabia que manter a segunda posição até o final da prova parecia impossível, a poucas voltas do final para não piorar, abril passagem para o companheiro Bottas e o outro Inglês Norris, com isso terminou a prova fora do pódio em quarto, somando 12 pontos.

As disputas na pista eram poucas, tornando a transmissão monótona, Mas o Britânico George Russell, Williams e o espanhol Fernando Alonso, Alpine, protagonizaram uma disputa épica _ De David contra Golias, como a história, Russel não se rendeu ao Golias, lutando com todas as forças, mas neste caso o Golias, Alonso, se valendo da força de um bom chassi venceu o mais fraco levando para a Alpine mais um pontinho somando 20 no campeonato.

Ponto esse que para a Williams faria muita diferença, já que se Russell tivesse mantido a décima posição teria levado para a Williams o tão esperado pontinho que em anos não conquista por isso ficando fora da tabela de classificação.

A próxima corrida acontece no dia 18 de julho, na pista de Silverstone, Inglaterra, onde terá uma corrida extra de uma hora no sábado 17 para definir o grid de largada de domingo. Confira os dez primeiros no GP da Áustria.
1º Max Verstappen RED BULL RACING HONDA 1: 23: 54,543
2º Valtteri Bottas MERCEDES +17.973 s
3º Lando Norris MCLAREN MERCEDES +20,019 s
4º Lewis Hamilton MERCEDES +46,452 s
5º Carlos Sainz FERRARI +57.144 s
*6º Sergio Perez RED BULL RACING HONDA +57.915 s
7º Daniel Ricciardo MCLAREN MERCEDES +60.395 s
8º Charles Leclerc FERRARI +61,195 s
9º Pierre Gasly ALPHATAURI HONDA +61.844 s
10º Fernando alonso ALPINE RENAULT +1 volta
* Com a punição de acréscimo de 10 segundo no tempo total por ter jogado por duas vezes o monegasco fora da pista, Perez caiu para a nona posição.