F1 Azerbaijão: A pole do monegasco Charles Leclerc, como em Mônaco, veio de forma inusitada, com bandeira vermelha.

O piloto Monegasco Charles Leclerc conquistou no circuito de Baku sua segunda pole consecutiva nesta temporada, muito parecida com a conquistada na prova de Mônaco, onde a 15 segundos do encerramento do classificatório bateu sua Ferrari na proteção da pista, provocando a bandeira vermelha encerrando o treino. Com isso garantiu a pole diante da família no apartamento, ao lado da pista do principado, onde nasceu e mora até hoje. O circuito voltou ao calendário da categoria, depois de ficar de fora em 2020, pela pandemia da Covid-19.

O predestinado Leclerc repetiu a pole, como em Monte Carlo, a 1 minuto do final, e com bandeira vermelha. Desta vez a bandeira foi acionada pelo acidente do companheiro de Ferrari, o espanhol Carlos Sainz, que ficou parado na pista com a suspensão dianteira danificada. Mas pensando diferente, Leclerc declarou sem rodeios: “Foi uma volta e tanto!”. Esta pole, também inusitada como a última, se soma aos bons feitos do jovem piloto da Ferrari de número 16.

Com mais esta proeza, Charles acabou de forma involuntária afastando todos os debates sobre as disputas de bastidores entre as equipes RBR e Mercedes, líder e vice líder no campeonato de construtores e pilotos, por uma acirrada discussão sobre as regras, sobre as flexibilidades das asas traseiras da RBR e dianteira da Mercedes.

Durante o final de semana de F1 no Azerbaijão, a temperatura estava altíssima fora da pista, com as equipes tirando a sossego dos comissários de regulamentos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por reclamações da Mercedes em relação a flexibilidade da asa traseira dos carros da RBR e das reclamações da RBR em relação a flexibilidade da asa dianteira da Mercedes. Segundo Adrian News: ” Se fosse a Mercedes ficaria quieta!”.
O fato é que o piloto da RBR Max Verstappen bateu no TL3 e não foi bem na classificação. Muito chateado largará em terceiro, atrás do maior recordista da Fórmula1 Lewis Hamilton, que fecha a primeira fila em segundo.

Momentaneamente deixada de lado pela conquista inusitada da nona pole da carreira do monegasco, as disputas nos bastidores pela flexibilidade das asas voltarão ao tema neste final de semana com mais “combustível”, colocado por Toto Wolff, chefe da equipe da estrela de prata.

A Largada da corrida está prevista para às 09hs deste domingo (06/06), horário de Brasília, com transmissão direta pela TV Bandeirantes.
GRID DE LARGADA
- Charles Leclerc, Ferrari, 1min41seg218
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1min41seg450
- Max Verstappen, RBR, 1min41seg563
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min41seg565
- Carlos Sainz Jr., Ferrari, 1min41seg576
- Sergio Perez, RBR, 1min41seg917
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1min42seg211
- Fernando Alonso, Alpine, 1min42seg327
- Lando Norris, McLaren, 1min41seg747
- Valtteri Bottas, Mercedes, 1min42seg659
- Sebastian Vettel, Aston Martin, 1min42seg224
- Esteban Ocon, Alpine, 1min42seg273
- Daniel Ricciardo, McLaren, 1min42seg558
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 1min42seg587
- George Russell, Williams, 1min42seg758
- Nicholas Latifi, Williams, 1min43seg128
- Mick Schumacher, Haas, 1min44seg158
- Nikita Mazepin, Haas, 1min44seg238
- Lance Stroll, Aston Martin ——
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo ——