F1 Bahrein 2022: A Ferrari “está de volta”, Leclerc abre a temporada de caça com a conquista da pole.

Com a classificação da primeira etapa da Fórmula1 no Bahrein, está dada a largada para 75ª edição da categoria com a maior mudança já feita nas regras técnica e esportiva. na primeira prova em 1950
A Fórmula 1 se tornou a principal categoria de automobilismo do mundo. A competição foi criada em 1950, pela Federação Internacional de Automobilismo, com o objetivo de reunir os Grandes Prêmios que eram disputados na Europa.
Inicialmente, o campeonato era composto por 6 provas disputadas em países europeus (Reino Unido, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália), além de incluir o resultado das 500 milhas de Indianápolis— tradicional corrida da F´órmula Indy.

No classificatório deste sábado 19 o piloto da Ferrari, o jovem monegasco Charles Leclerc venceu o atual campeão Max Verstappen o segundo para conquistar a pole, somando dez na carreira. O piloto monegasco (foto), recebe das mãos do novo presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o saudita Mohammed bin Sulayen uma réplica do pneu Pirelli, dado ao pole da etapa. Com a pole Leclerc abre a “temporada de caça” contra os atuais campeão e vice da temporada de 2021, Max Verstappen da Red Bull e Lewis Hamilton da Mercedes.
Sem consegui conter a alegria pela conquista, Leclerc declarou na coletiva ” Foi difícil, mas da para melhorar mais, o terceiro trecho não foi perfeito, estou muito feliz, começar na pole é sempre bom”, completando com o novo carro a pilotagem é muito diferente do ano passado, com a pressão aerodinâmica os pneus se degradam muito e a corrida é longa”. Atordoado com o desempenho do monegasco, o holandês e atual campeão Max Verstappen se limitou a dizer “O carro está bem para a corrida, mas temos muitas coisas a olhar e aprender”.
Como um aviso aos concorrentes a Ferrari está de volta. Na classificação deste sábado o dia foi promissor para os italianos de Maranello, além da pole de Charles Leclerc o time abre a segunda fila com o espanhol Carlos Sainz, classificação impensável em anos anteriores. E para contribuir para a frase “está de volta”, equipes menores, equipadas com motores italiano, seguiram a rota da Matriz, com o finlandês Valtteri Bottas que disse disse estar “orgulhoso” depois de se classificar a nanica em Alfa Romeu na terceira fila em sexto, fazendo companhia para o ex companheiro Lewis Hamilton em quinto.

Já na americana Haas, o clima era de total euforia já que classificou seus dois carros em posições nunca alcançada pelo time desde sua estreia na categoria em 2016, colocando o dinamarquês Kevin Magnussen na sétima posição do grid e o Alemão Mick Schumacher em décimo segundo. A largada da corrida que acontece neste domingo 20 está prevista para as 12hs, horário de Brasília, com transmissão direta pela TV aberta Bandeirantes.