F1 Bahrein: Nos treinos só deu Verstappen. Na corrida só deu Hamilton, para conquistar a 96ª vitória da carreira.

Como dizia o piloto argentino Manuel Fangio, campeão 5 vezes na Fórmula 1, “carreiras são carreiras”. Nos treinos de testes de pré-temporada absolutamente ninguém conseguiu superar o imbatível Max Verstappen com sua poderosa RBR Honda.
E foi assim nos testes e nos treinos livres e classificatório, quando o holandês Verstappen conquistou sua segunda pole consecutiva e a quarta da carreira, sempre seguido de perto pelo segundo melhor tempo, de Lewis Hamilton.

Na largada da corrida Verstappen já sentia que seria muito difícil segurar o atual campeão e vencer a prova de estreia da temporada 2021. Hamilton chegou a colocar sua Mercedes lado a lado com a RBR de Max que manteve a liderança apertado por Lewis até a primeira janela de pit. Hamilton, com pneus médios, antecipou a parada na volta 14 trocando os pneus médios pelos duros novos, e com isso foi diminuindo a diferença para o líder Verstappen, volta a volta.

Com a parada do Max na volta 18, trocando os pneus médios pelos médios (amarelos), Hamilton assumiu a liderança com boa vantagem para Verstappen, piloto do carro 33 da RBR em segundo lugar. As posições foram mantidas até a volta 29, quando Hamilton fez a segunda troca de pneus — duros pelos duros. Mesmo com os pneus médios, Verstappen tentou de tudo para evitar a aproximação do Hamilton, maior recordista da Fórmula 1.

No final da corrida Max tentou uma nova estratégia, copiando a estratégia do Hamilton, entrando no pit para colocar o setup duro. A manobra quase deu certo, mas em uma tentativa de ultrapassagem sobre o inglês, líder da prova a três voltas do final, retardou a frenagem do seu RBR no final da reta. Teve êxito, porém precisou devolver a primeira posição, pois tinha feito a ultrapassagem passando dos limites da pista. Com isso deu a chance do Hamilton aumentar seu recorde de vitórias para 96, contra o segundo na lista, o alemão Michael Schumacher com 91.

Em terceiro ficou a outra Mercedes pilotada pelo finlandês Valtteri Bottas, que até ajudou Hamilton na classificação, por ter “arrancado das mãos” do Verstappen o ponto extra por terminar a corrida com a volta mais rápida conquistado na última passagem da linha de chegada. A grande novidade nesta prova de abertura no Bahrein, foi a melhora surpreendente das McLarens, ficando no top team, com o britânico Lando Norris em quarto e o australiano Daniel Ricciardo, estreante na equipe, em sétimo, encaixotado pelas Ferraris do monegasco Charles Leclerc em sexto e o também estreante na Ferrari, o espanhol Carlos Sainz, em oitavo.

Quem agradou muito na sua volta ao grid da Fórmula 1 foi o espanhol, bi campeão da categoria pela Renault, Fernando Alonso que foi muito combativo chegando a estar em sétimo, mas foi traído pelo sistema hidráulico tendo que abandonar a prova a vinte voltas do final. ” Foi uma pena, sabia que podia ajudar muito o desenvolvimento do carro”, disse o conformado Alonso.
Como na temporada passada, o alemão, tetra campeão Sebastian Vettel foi mais uma vez a decepção. Nessa etapa de estreia da nova equipe a Aston Martin e de abertura do campeonato em Sakhir, Vettel ficou fora dos dez primeiros na décima quinta posição, tendo que engolir a seco o companheiro, o canadense Lance Stroll se classificar em décimo, marcando o primeiro ponto para a estreante Aston Martin.

Mas Vettel não saiu do Bahrein de “Mãos abanando”, sem pontos, o Alemão conquistou cinco, mas na carteira de pilotos, por ter atingido a traseira da Alipina e tirado o francês Esteban Ocon da pista. A próxima etapa acontece na Itália, no dia 18 de abril, com o GP Emilia Romagna na pista de Enzo e Dino Ferrari, em San Marino.
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Max Verstappen, RBR
- Valtteri Bottas, Mercedes
- Lando Norris, McLaren
- Sergio Perez, RBR
- Charles Leclerc, Ferrari
- Daniel Ricciardo, McLaren
- Carlos Sainz Jr, Ferrari
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri
- Lance Stroll, Aston Martin
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
- Esteban Ocon, Alpine
- George Russell, Williams
- Sebastian Vettel, Aston Martin
- Mick Schumacher, Haas
- Pierre Gasly, AlphaTauri
- Nicholas Latifi, Williams
- Fernando Alonso, Alpine
- Nikita Mazepin, Haas
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Lewis Hamilton, Mercedes, 25 pontos
- Max Verstappen, RBR, 18 pontos
- Valtteri Bottas, Mercedes, 16 pontos
- Lando Norris, McLaren, 12 pontos
- Sergio Perez, RBR, 10 pontos
- Charles Leclerc, Ferrari, 8 pontos
- Daniel Ricciardo, McLaren, 6 pontos
- Carlos Sainz Jr, Ferrari, 4 pontos
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 2 pontos
- Lance Stroll, Aston Martin, 1 ponto
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 0 ponto
- Esteban Ocon, Alpine, 0 ponto
- George Russell, Williams, 0 ponto
- Sebastian Vettel, Aston Martin, 0 ponto
- Mick Schumacher, Haas, 0 ponto
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 0 ponto
- Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
- Fernando Alonso, Alpine, 0 ponto
- Nikita Mazepin, Haas, 0 ponto
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO
- Mercedes, 41 pontos
- RBR, 28 pontos
- McLaren, 18 pontos
- Ferrari, 12 pontos
- AlphaTauri, 2 pontos
- Aston Martin, 1 ponto
- Alfa Romeo, 0 ponto
- Alpine, 0 ponto
- Williams, 0 ponto
- Haas, 0 ponto