F1 Baku: O imponderável dá a vitória para o mexicano Sérgio Perez. Verstappen e Hamilton saem de “mãos vazias”.

O imponderável deu a vitória para o mexicano Sérgio Perez. Mesmo fora da corrida e sem pontos, Max Verstappen e Lewis Hamilton continuam líder e vice líder do campeonato. “Uma corrida insana”, descreveu o francês Gasly, terceiro colocado, ao explicar a prova de hoje em Baku. Perez conquistou sua primeira vitória nesta temporada na F1 e comemorou seu retorno ao pódio depois de anos. O tetra campeão Sebastian Vettel terminou em segundo.

Quando chegou ao Azerbaijão, Hamilton sabia que vencer na pista que tem a maior reta do calendário seria quase impossível com sua Mercedes. Mas como na principal categoria do automobilismo do planeta o imponderável anda lado a lado com os participantes, em Baku essa situação se fez presente com o piloto holandês Max Verstappen.

O piloto da RBR, sem pensar na “vida útil dos pneus que já tinham rodado 34 voltas em alto desempenho, sentava a bota, cravando voltas rápidas atrás de voltas mais rápidas, para garantir um ponto a mais na prova, e somar aos 25 pontos da vitória que ficava cada vez mais possível a cada volta a menos para o final da corrida.

Na TV os comentaristas já contavam a grande vantagem que Verstappen abriria sobre o vice líder do campeonato Lewis Hamilton. Mas como o atual campeão que também anda, lado a lado com a sorte, até o acidente do Max, ainda líder do campeonato, já se contentava com a segunda posição na prova do Azerbaijão.

Com a batida do Verstappen, que saiu do carro chutando (Foto) o pneu furado, a três voltas do final a corrida foi interrompida com bandeira vermelha com o mexicano Sérgio Perez com a RBR em primeiro, Lewis Hamilton Mercedes em segundo, pasmem Sebastian Vettel da Aston Martin em terceiro. Vettel está longe do pódio há anos e fez a melhor corrida desde 2018, quando errou e rodou com a Ferrari na prova da Alemanha. Nesta condição de bandeira vermelha, os mecânicos podem mexer nos carros , inclusive trocar os pneus.
Perez, Hamilton e Vettel vieram com jogos novos de pneus vermelho (macios). Antes da relargada Hamilton disse pelo rádio: “Vou ter que ser muito agressivo”.

E foi o que aconteceu. Ao sinal de relargada Hamilton foi para cima do Perez, mas ao chegar na primeira curva, o imponderável voltou a cena, com a Mercedes do inglês, sete vezes campeão do mundo, com os pneus superaquecidos passou reto, caindo para a última posição. Com isso o mexicano Sérgio Perez venceu a segunda corrida de sua carreira na F1 e a primeira de 2021, e mais, a primeira pela nova equipe, a austríaca RBR fazendo o coordenador Helmut Marko respirar aliviado, já que foi o responsável pela ida do Perez para equipe do toro vermelho.

Em segundo ficou Sebastian Vettel que não se continha de felicidade. Fechou o pódio em terceiro, o francês Pierre Gasly, com a AlphaTauri. Já o piloto monegasco Charles Leclerc, que largou com sua Ferrari na pole, completou a prova em quarto.

Na coletiva os sentimentos contrastavam entre os pilotos Lewis Hamilton chateado, que pediu desculpas para toda equipe, e Sérgio Perez, Vettel e Gasly, que transbordavam de felicidade. A próxima corrida acontece na França no dia 20 deste mês na pista de Paul Ricard, onde tem a temida reta Mistral.
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA
- Sergio Perez, RBR
- Sebastian Vettel, AstonMartin
- Pierre Gasly, AlphaTauri
- Charles Leclerc, Ferrari
- Lando Norris, McLaren
- Fernando Alonso, Alpine
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri
- Carlos Sainz Jr., Ferrari
- Daniel Ricciardo, McLaren
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
- Valtteri Bottas, Mercedes
- Mick Schumacher, Haas
- Nikita Mazepin, Haas
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Nicholas Latifi, Williams
- George Russell, Williams
- Max Verstappen, RBR
- Lance Stroll, Aston Martin
- Esteban Ocon, Alpine
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Max Verstappen, 105 pontos
- Lewis Hamilton, 101 pontos
- Sergio Perez, 69 pontos
- Lando Norris, 66 pontos
- Charles Leclerc, 52 pontos
- Valtteri Bottas, 47 pontos
- Carlos Sainz Jr., 42 pontos
- Pierre Gasly, 31 pontos
- Sebastian Vettel, 28 pontos
- Daniel Ricciardo, 26 pontos
- Fernando Alonso, 13 pontos
- Esteban Ocon, 12 pontos
- Lance Stroll, 9 pontos
- Yuki Tsunoda, 8 pontos
- Kimi Raikkonen, 1 ponto
- Antonio Giovinazzi, 1 ponto
- Mick Schumacher —
- George Russell —
- Nikita Mazepin —
- Nicholas Latifi —
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO
- RBR, 174 pontos
- Mercedes, 148 pontos
- Ferrari, 94 pontos
- McLaren, 92 pontos
- AlphaTauri, 39 pontos
- Aston Martin, 37 pontos
- Alpine, 25 pontos
- Alfa Romeo, 2 pontos
- Haas —
- Williams —