F1 Emilia Romagna: Hamilton desesperado, com Corrida Fake. Verdade ou mentira?

Sabe aquela corrida que parece fake? Pois é, o Grande Prêmio de Emilia Romagna, em Imola, na Itália, parecia ter sido “editado” para o piloto da Mercedes, Lewis Hamilton. Não parecia real. Nada ali combinava com o inglês que tem em seu currículo títulos mundiais na Fórmula 1. Mas a corrida foi real e certamente Hamilton quer apagá-la da memória. Um dia para esquecer. Mas explicarei abaixo porque. O final de semana foi de Max Verstappen e de sua equipe RBR. Max venceu a prova de ponta a ponta, com seu companheiro de equipe em segundo, e ainda marcou a volta mais rápida.

Ou seja, dobradinha da RBR depois de 6 anos sem acontecer. O terceiro lugar ficou para Lando Norris, da McLaren, que era só sorrisos. Mas olha como é o destino: os três tiveram que comemorar no pódio com o Espumante Ferrari, produzido com uvas Chardonnay na região de Trentino-Alto Ádige, na Itália. Charles Leclerc, da Ferrari, cruzou a linha de chegada em sexto, mas ainda lidera o campeonato com 86 pontos, seguido por Verstappen, com 59 pontos, e Sergio Perez, com 54 pontos. Hamilton ocupa a sétima posição com 28 pontos apenas.
A corrida foi tão desastrosa para Lewis Hamilton que Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes, pediu desculpas pelo rádio: “Lewis, peço desculpas pelo o que você teve que pilotar nessa corrida. Vamos melhorar”. Lewis respondeu: “Sim, não se preocupe. Vamos continuar trabalhando duro”. O piloto inglês não tinha muito o que falar sobre seu péssimo final de semana. No treino classificatório conseguiu apenas o 14° tempo. Acho que sua pior posição de largada há anos. Com dez voltas e ainda na 14ª posição Lewis foi para os boxes trocar os pneus e já aproveitaram para mexer na asa dianteira. Não adiantou nada. Na 37ª volta ainda ocupava o 14° lugar. Desesperador para um piloto acostumado a andar na ponta.

O pior ainda estava por vir para Hamilton. Na 39ª volta, Verstappen apareceu no retrovisor da Mercedes do inglês. Tomou uma volta do líder e adversário. A diferença entre eles era de 77.596 segundos. O mais engraçado é que antes de Verstappen o ultrapassar, o fiscal de pista agitou a bandeira azul para Hamilton. Este perguntou para a equipe o que significava para ele. Uma única palavra no rádio: “Verstappen”. Em seguida foi ultrapassado na reta dos boxes. Na volta 49 foi a vez de ver outra RBR em seu retrovisor, mas agora de Perez. Sem palavras.
Quer mais? Hamilton estava em 14° lugar e na sua frente estava a AlphaTauri de Pierre Gasly. A partir da volta 45 o piloto inglês fez de tudo para que sua Mercedes ultrapassasse a AlphaTauri. Não conseguiu. Acreditem se quiser. Depois de umas 12 voltas tentando e sem sucesso, desistiu. De qualquer forma ocuparia a 13ª posição e não marcaria pontos. Melhor ficar onde estava e terminar a corrida o mais rápido possível e não lembrar mais.
A Ferrari, que lidera o campeonato de construtores com 124 pontos, seguida pela RBR com 113, perdeu a chance de pódio com Charles Leclerc. O piloto ocupava a terceira posição, mas na volta 53 passou na zebra, derrapou e bateu na proteção de pneus, quebrando a ponta da asa. Conseguiu voltar para a pista, mas cruzar a linha de chegada em sexto. Já o companheiro Carlos Sainz Jr. abandonou na primeira curva ao se envolver em acidente com Fernando Alonso, da Alpine. A próxima etapa, o GP de Miami, será disputado no dia 8 de maio.
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA
- Max Verstappen, RBR
- Sergio Perez, RBR
- Lando Norris, McLaren
- George Russell, Mercedes
- Valtteri Botas, Alfa Romeo
- Charles Leclerc, Ferrari
- Yuki Tsunoda, Alpha Tauri
- Sebastian Vettel, Aston Martin
- Kevin Magnussen, Haas
- Lance Stroll, Aston Martin
- Alexander Albon, Williams
- Pierre Gasly, AlphaTauri
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Esteban Ocon, Alpine
- Guan Yu Zhou, Alfa Romeo
- Nicholas Latifi, Williams
- Mick Schumacher, Haas
- Daniel Ricciardo, McLaren
- Fernando Alonso, Alpine
- Carlos Sainz Jr., Ferrari
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Charles Leclerc, 86 pontos
- Max Verstappen, 59 pontos
- Sergio Perez, 54 pontos
- George Russell, 49 pontos
- Carlos Sainz Jr, 38 pontos
- Lando Norris, 35 pontos
- Lewis Hamilton, 28 pontos
- Valtteri Bottas, 24 pontos
- Esteban Ocon, 20 pontos
- Kevin Magnussen, 15 pontos
- Daniel Ricciardo, 11 pontos
- Yuki Tsunoda, 10 pontos
- Pierre Gasly, 6 pontos
- Sebastian Vettel, 4 pontos
- Fernando Alonso, 2 pontos
- Guan Yu Zhou, 1 ponto
- Alexander Albon, 1 ponto
- Lance Stroll, 1 ponto
- Nico Hulkenberg, —
- Nicholas Latifi, —
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO
- Ferrari, 124 pontos
- RBR, 113 pontos
- Mercedes, 77 pontos
- McLaren, 46 pontos
- Alfa Romeo, 25 pontos
- Alpine, 22 pontos
- AlphaTauri, 16 pontos
- Haas, 15 pontos
- Aston Martin, 5 pontos
- Williams, 1 ponto