F1 Itália: Hamilton vence corrida conturbada nos 1000 GPs da Ferrari.

Depois de bater recordes atrás de recordes, o inglês Lewis Hamilton colecionou mais um feito para a sua recheada história na principal categoria de automobilismo do planeta, a F1. Com a vitória no GP da Itália, na festa dos 1000 GPs da Ferrari. Lewis entrou no Wikipedia como o primeiro a vencer na pista de Mugello onde a Ferrari é a proprietária, na estréia do circuito na Fórmula 1.

Na corrida, Hamilton teve que vencer três vezes, com três largadas, para valer uma. Com mais essa vitória, a nonagésima, Hamilton está a uma de se igualar ao recordista Michael Schumacher com 91. De quebra Hamilton fez a volta mais rápida da prova, o que lhe garantiu mais um pontinho na tabela de classificação, abrindo 55 pontos de vantagem para o companheiro de Mercedes Valtteri Bottas, segundo colocado na classificação de pilotos. Essa diferença entre eles representa a soma da pontuação de duas corridas, mais 5 pontos.

Isto significa que Hamilton poderia ficar sem correr por duas provas e ao voltar ainda estaria na liderança do campeonato. No calendário de 2020, como são apenas 17 etapas e 9 foram concluídas, com essa vantagem na tabela é como se faltasse 6 para o inglês conquistar o sétimo título e se igualar ao alemão Michael Schumacher, que até agora detém o recorde sozinho. Depois da classificação de sábado, com o melhor tempo e com direito a recorde do circuito, a impressão deixada era de que a vitória de Hamilton em Mugello era certa.

Na primeira largada, Lewis desconcentrado, perdeu fácil a liderança para o companheiro Bottas. O mesmo aconteceu com o holandês Max Verstappen que, com problemas na sua RBR, caiu de terceiro para sexto. No meio do bolo Verstappen acabou envolvido em um acidente entre Pierre Gasly e Kimi Raikkonen, provocando a primeira entrada do safety car, de três delas. Verstappen e Gasly foram os dois primeiros a abandonar antes do final da corrida de estreia no circuito de Mugello. Depois de seis voltas com o carro de segurança, com o sinal verde acionado e os carros em aceleração plena, antes mesmo de chegar a primeira curva, nova batida entre vários pilotos (Carlos Sainz, Magnussen e Giovinazzi) do pelotão de trás. Com muitos detritos de resto de carros e britas na pista, mais uma entrada do safety car na pista – a segunda. A sujeira era tanta que a corrida foi interrompida com bandeira vermelha.

Quase meia hora de interrupção, a prova teve a relargada com os carros parados. Mas desta vez Hamilton, bem concentrado, não deu chance e assumiu a liderança da prova. A partir da décima volta, a corrida não mudou as posições entre os líderes Hamilton e Bottas, ambos Mercedes, e Ricciardo em terceiro com a Renault. Na volta 42, sem ninguém ameaçar ninguém, Bottas e Hamilton entraram no pit para as trocas de pneus de seus carros. Os dois colocaram os pneus brancos duros, mas duas voltas depois, o terceiro safety car entrou na pista de Mugello. Desta vez por causa do acidente da Racing Point do canadense Lance Stroll. Este não teve nenhuma culpa, já que a suspensão traseira quebrou na entrada da curva. Como o carro teve princípio de incêndio, outra interrupção com a segunda bandeira vermelha acionada.

Meia hora depois outra relargada parada, com os carros equipados com os pneus macios (vermelho). Hamilton mais uma vez manteve a ponta, com Ricciardo em segundo, depois de superar Bottas, que caiu para terceiro. Mas a festa do australiano durou pouco, sendo ultrapassado por Bottas, que recuperou a segunda posição, e o tailandês da RBR Alexander Albon, que fez uma boa relargada para terminar a corrida com seu primeiro pódio da carreira em terceiro. Depois da festa antes da largada a Ferrari só não foi pior porque 11 terminaram a corrida, como Kimi Raikkonen, recebeu a bandeirada em oitavo, mas com a punição dos comissários no acréscimo ao tempo final, da prova, por ser considerado pelos comissários culpado pela batida entre ele, Verstappen e Gasly, com a punição Kimi caiu para ultimo.

Com a punição, o beneficiado foi o Alemão Sebastian Vettel que subiu para décimo, marcando um pontinho em uma prova apagada. A próxima corrida acontece daqui a duas semanas no dia 27 deste mês em Sochi, na Russia. Confira as classificações:
CLASSIFICAÇÃO DA CORRIDA
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Valtteri Bottas, Mercedes
- Alexander Albon, RBR
- Daniel Ricciardo, Renault
- Sergio Perez, Racing Point
- Lando Norris, McLaren
- Daniil Kvyat, AlphaTauri
- Charles Leclerc, Ferrari
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
- Sebastian Vettel, Ferrari
- George Russell, Williams
- Romain Grosjean, Haas
- Lance Stroll, Racing Point
- Esteban Ocon, Renault
- Nicholas Latifi, Williams
- Kevin Magnussen, Haas
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
- Carlos Sainz, McLaren
- Max Verstappen, RBR
- Pierre Gasly, AlphaTauri
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Lewis Hamilton, Mercedes, 190 pontos
- Valtteri Bottas, Mercedes, 135 pontos
- Max Verstappen, RBR, 110 pontos
- Lando Norris, McLaren, 65 pontos
- Alexander Albon, RBR, 63 pontos
- Lance Stroll, Racing Point, 57 pontos
- Daniel Ricciardo, Renault, 53 pontos
- Charles Leclerc, Ferrari, 49 pontos
- Sergio Perez, Racing Point, 44 pontos
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 43 pontos
- Carlos Sainz, McLaren, 41 pontos
- Esteban Ocon, Renault, 30 pontos
- Sebastian Vettel, Ferrari, 17 pontos
- Daniil Kvyat, AlphaTauri, 10 pontos
- Nico Hulkenberg, Racing Point, 6 pontos
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 2 pontos
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 2 pontos
- Kevin Magnussen, Haas, 1 ponto
- Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
- George Russell, Williams, 0 ponto
- Romain Grosjean, Haas, 0 ponto
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO
- Mercedes, 325 pontos
- RBR, 173 pontos
- McLaren, 106 pontos
- Racing Point, 92 pontos
- Renault, 83 pontos
- Ferrari, 66 pontos
- AlphaTauri, 53 pontos
- Alfa Romeo, 4 pontos
- Haas, 1 ponto
- Williams, 0 ponto