F1: Verstappen vence nos erros de Hamilton e Bottas na pista de Ímola. Mas Lewis reage e continua líder.

A corrida do GP de Emília Romagna disputada neste domingo (18/04) começou frenética com Lewis Hamilton (Mercedes) perdendo a primeira posição para Max Verstappen (RBR), que venceu a prova nos erros dos pilotos da Mercedes — Hamilton que foi para a brita e Bottas que estampou seu carro no muro depois de bater na Williams do inglês George Russel, o que provocou uma bandeira vermelha. Hamilton, depois de muita luta, terminou em segundo com o compatriota da McLaren Lando Norris em terceiro, fechando o pódio.

O líder do campeonato, Lewis Hamilton, na largada do GP de Emilia Romagna errou deixando a Mercedes tracionar a mais, e com isso perdeu a liderança para o holandês da RBR, Max Verstappen. Na sequência da volta, duas curvas depois, ao tentar recuperar a posição foi fechado pelo holandês indo para os bampis danificando a asa dianteira de sua Mercedes.
Mesmo com a imagem nítida, os comissários decidiram que a situação não merecia investigação — esse anúncio por si só já revela que houve uma manobra ilegal.

Durante o desenrolar da prova, Lewis foi tirando a vantagem de Verstappen. Na volta 27, com a parada do Max para trocar os pneus intermediários de chuva pelos médios de pista seca, Hamilton assumiu a liderança da prova. Porém na volta 29 foi sua vez de parar e trocar os pneus, copiando a troca do Verstappen, voltou na segunda posição com uma desvantagem maior para o líder, então começou uma perseguição frenética em busca do piloto da RBR.
Na volta 34, sem querer perder tempo atrás dos retardatários Hamilton forçou em cima da Williams de Russel, foi para a parte molhada com os pneus sliks, e não deu outra, rodou em direção a caixa de brita. Conseguiu sair depois de intermináveis segundos, caindo para a nona posição.

Como um verdadeiro campeão e maior recordista de vitórias e títulos da Fórmula1, Hamilton faz a própria sorte se beneficiando de uma forte batida entre a Williams do também britânico George Russel e a Mercedes do finlandês Valtteri Bottas que irritado mostrou o dedo para o Inglês.

O dois carros ficaram completamente destruídos, deixando a pista impraticável, provocando uma bandeira vermelha.

Trinta minutos depois ocorreu a relargada e Verstappen se manteve na liderança com tranquilidade já que Hamilton trabalhava muito para sair da nona posição e ganhar posições. Três voltas do final Hamilton ultrapassou o também britânico Lando Norris assumindo a segunda posição.

Se a corrida terminasse assim, Max Verstappen tiraria a liderança da Mercedes em anos. Na última volta com pneus já muito desgastados Hamilton tirou esse gostinho do Max ao cravar a volta mais rápida, e com isso somou mais um pontinho na prova, suficiente para manter a liderança isolada. “Estou triste e feliz, pois errei, mas tive sorte pela bandeira vermelha”, disse Hamilton na coletiva. Os destaques vão para os pilotos da Haas — o alemão Mick Schumacher que terminou em décimo sexto e o Russo Nikita Mazepin, em décimo sétimo.

Já o alemão Sebastian Vettel continua seu calvário de maus resultados, ficando em décimo quinto, enquanto seu companheiro, o canadense Lance Stroll terminou na zona de pontuação em sétimo. A próxima corrida acontece no Algarve, com o GP de Portugal, que volta ao calendário oficial no dia 2 de maio.
CLASSIFICAÇÃO NA CORRIDA
- Max Verstappen, RBR
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Lando Norris, McLaren
- Charles Leclerc, Ferrari
- Carlos Sainz Jr., Ferrari
- Daniel Ricciardo, McLaren
- Lance Stroll, AstonMartin
- Pierre Gasly, AlphaTauri
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
- Esteban Ocon, Alpine
- Fernando Alonso, Alpine
- Sergio Perez, RBR
- Yuri Tsunoda, AlphaTauri
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
- Sebastian Vettel, Aston Martin
- Mick Schumacher, Haas
- Nikita Mazepin, Haas
- Valteri Bottas, Mercedes
- George Russell, Williams
- Nicholas Latifi, Williams
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Lewis Hamilton, 44 pontos
- Max Verstappen, 43 pontos
- Lando Norris, 27 pontos
- Charles Leclerc, 20 pontos
- Valtteri Bottas, 16 pontos
- Carlos Sainz Jr., 14 pontos
- Daniel Ricciardo, 14 pontos
- Sergio Perez, 10 pontos
- Lance Stroll, 7 pontos
- Pierre Gasly, 4 pontos
- Kimi Raikkonen, 2 pontos
- Yuri Tsunoda, 2 pontos
- Esteban Ocon, 1 ponto
- Fernando Alonso
- Antonio Giovinazzi
- George Russell
- Sebastian Vettel
- Mick Schumacher
- Nikita Mazepin
- Nicholas Latifi
CLASSIFICAÇÃO DE EQUIPES NO CAMPEONATO
- Mercedes, 60 pontos
- RBR, 53 pontos
- McLaren, 41 pontos
- Ferrari, 34 pontos
- Aston Martin, 7 pontos
- AlphaTauri, 6 pontos
- Alfa Romeo, 2 pontos
- Alpine, 1 ponto
- Williams
- Haas