Futuro: Renault Duster, com vendas em baixa no Brasil, novo Duster hibrido, pode ter lançamento antecipado já para 2025.

A Renault acaba de oficializou a chegada da nova geração do Duster, neste início só para o mercado francês. O novo SUV apresentado já ostenta o logotipo da própria marca francesa, o modelo se diferencia da variante Dacia da marca Romena, pertencente ao grupo francês, com elementos da dianteira que antecipa versão que será vendida também em outras regiões, especialmente América Latina. A gama de motores é ampla e inclui opção híbrida com 140 cv de potência.

O conjunto nesta versão híbrida vem com a tecnologia, já conhecida dos brasileiro, E-Tech e formado por motor 1.6 de quatro-cilindros a gasolina com propulsor elétrico associado. Por aqui o Chevrolet Tracker, vai participar dessa história já que foi o primeiro SUV produzido na Brasil com o pequeno motor turbo 1.2, com isso o Tracker no inicio de 2025, pode perder o trono, já que terá como concorrente o futuro Duster hibrido com RG brasileiro com motor 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e sistema hibrido de 48 volts, neste caso com tração 4×4, neste caso com tração 4×4.

Outra novidade, quando ganhar a linhas de montagem da Renault na planta industrial da marca, na cidade paranaense de São José dos Pinhais, o novo Duster quando chegar por aqui, é na versão de entrada, o novo Duster será impulsionado pelo propulsor 1.0 TCe de três-cilindros, no caso europeu, oferecendo 100 cv de potência flex., quando abastecido tanto com gasolina quanto com propano.

No interior o painel é basicamente o mesmo na versão romena Dacia, mas com adaptação do logo da marca Renault no volante e nos grafismos do quadro de instrumentos, que neste caso é digital de 7 polegadas. Nos bancos e painel de porta, se destacam revestimentos exclusivos. A central multimídia fica posicionada no topo do painel, com inclinação voltada para o lado do motorista e tela 10,1 polegadas.

Em países da comunidade europeia, como na Turquia, o novo Duster poderá ser encomendado já agora neste mês de maio e entregue logo na sequência. No Brasil, onde é produzido, o Duster atual, que acabou de ganhar pequenas mudanças no design, mas ainda ocupando posições bem modestas na lista dos modelos mais emplacados, o Duster brasileiro, pode ter recebido sua ultima reestilização na planta do Paraná. Especula-se que o novo Duster hibrido, pode chegar ao nosso mercado no final do quarto trimestre de 2025.