GP de Portugal: No 1º de maio, dia de reverência ao Senna, pole escapa das mãos do seu maior fã — Hamilton, para cair no “colo” do Bottas.

Mesmo com o melhor tempo do final de semana, com 1min17s968 conquistado durante o Q2 do classificatório, Hamilton perdeu a chance de comemorar sua 100ª pole no dia em que se revência Ayrton Senna — seu maior ídolo. O tempo conquistado por Hamilton ocorreu no Q2, não válido pela luta da pole, registrada sempre no Q3, onde os dez melhores lutam pelo lugar de honra do grid.

O finlandês, incomodado com os péssimos resultados nas duas etapas da temporada, neste sábado não estava para brincadeira e tratou de já na 1ª volta lançada dar as “cartas” ficando com o melhor tempo do Q3 — 1min18s 348, exatos 07 milésimos de segundos melhor que o companheiro e líder do campeonato Lewis Hamilton, o segundo no grid.
Todos, exatamente todos, narrador, comentaristas e torcedores, imaginaram que a pole de Hamilton era questão de tempo, já que o rei das poles foi o único a andar neste final de semana na casa do 1min e 17s. Mas todos se enganaram.

Na segunda volta lançada e com os pneus novos Hamilton teve problemas de estabilidade com sua Mercedes pelo vento irregular no circuito de Portimão e não conseguiu melhorar o tempo, fechando a primeira fila do grid em segundo. Outro que sofreu com o vento foi o holandês max Verstappen, mas feliz por ter colocado sua RBR na terceira posição da classificação.

Na Ferrari e Aston Martin o clima ficou mais leve, já que pela primeira vez nesta temporada o estreante na casa de Maranello, o espanhol Carlos Sainz ficou em 5º, superando o monegasco Charles Leclerc, o 8º. Neste sábado, o quatro vezes campeão Sebastian Vettel pode repetir o “hino” muito comum nos estádios de futebol — “O Campeão Voltou”!

Quase um ano depois, o alemão foi para o Q3, situação que não acontecia desde o GP da Inglaterra de 2020, quando ainda defendia as cores da Ferrari. Vettel ficou com o décimo tempo, bem a frente do companheiro, o canadense Lance Stroll, em 17º. A corrida tem largada prevista para este domingo (02/05) às 11hs com transmissão pela TV Bandeirantes.
CLASSIFICAÇÃO PARA O GRID
- Valtteri Bottas, Mercedes, 1min18seg348
- Lewis Hamilton, Mercedes, 1min18seg355
- Max Verstappen, RBR, 1min18seg746
- Sergio Perez, RBR, 1min18seg890
- Carlos Sainz Jr., Ferrari, 1min19seg039
- Esteban Ocon, Alpine, 1min19seg042
- lando Norris, McLaren, 1min19seg116
- Charles Leclerc, Ferrari, 1min19seg306
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 1min19seg475
- Sebastian Vettel, AstonMartin, 1min19seg659
- George Russell, Williams, 1min19seg109
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 1min19seg216
- Fernando Alonso, Alpine, 1min19seg456
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 1min19seg463
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 1min19seg812
- Daniel Ricciardo, McLaren, 1min19seg839
- Lance Stroll, Aston Martin, 1min19seg913
- Nicholas Latifi, Williams, 1min20seg285
- Mick Schumacher, Haas, 1min20seg452
- Nikita Mazepin, Haas, 1min20seg912