GP de Portugal: Quando é pra valer só dá Hamilton, que venceu sua 97ª corrida na F1.

Depois de ter sido o piloto mais rápido com um tempo na casa do 1min e 17s no circuito de Portimão no Algarve, Portugal, conquistado no Q2 do classificatório de sábado, na última parte do treino (Q3), onde os dez melhores disputam a pole, Lewis Hamilton (Mercedes) nos últimos segundos, foi superado pelo companheiro, o finlandês Valtteri Bottas com o tempo de 1min18s348. O sete vezes campeão, Lewis Hamilton, cometeu um erro causado pelo vento contrário que rondava o circuito português e terminou o treino com 1min18seg355. Bem abatido, pois contava com a conquista de sua centésima pole, exatamente no dia 1º de maio, para homenagear o ídolo Ayrton Senna, dia que o mundo reverencia o brasileiro morto há 27 anos, na corrida de Ímola em 1994.

Mas no domingo, Hamilton mostrou que é o Hamilton. Na largada manteve a segunda posição atrás do líder Bottas, porém no final da primeira volta o safety car entrou na pista para que os comissários pudessem limpá-la dos destroços da Alfa Romeo do finlandês kimi Raikkonen que depois de uma barbeiragem bateu a frente de seu carro no pneu traseiro do carro do companheiro Antonio Giovinazzi. O único prejudicado, entretanto, foi o próprio Raikkonen que encerrou ali na brita sua participação na prova.

Na relargada Max Verstappen aproveitou os pneus frios da Mercedes 44 do Hamilton e assumiu a segunda posição na prova. Mas na volta 20, depois de ultrapassar o holandês Verstappen e o companheiro Bottas, Lewis assumiu a liderança e recebeu a bandeirada quadriculada para aumentar o recorde de vitórias para 97. Um comentário importante: na volta 38, com o pit obrigatório do Hamilton para trocar os pneus, o mexicano Sérgio Perez sem parada assumiu a liderança, mas nada importante já que pelo regulamento teria que fazer uma troca, o que aconteceu na volta 51. O atual líder do campeonato retomou a frente, manteve o vice-líder Max Verstappen da RBR em segundo, com Bottas em terceiro.

O mexicano Perez com a outra RBR, mesmo sendo o piloto com mais voltas com um jogo de pneus, 51, manteve a quarta posição, onde estava antes do Hamilton entrar no pit na volta 37 para sua troca de pneus. A nova regra, que dá um ponto para a volta mais rápida da prova, deu mais emoção às últimas voltas do GP de Portugal.

Em Portimão essa regra entrou de vez na disputa, com vários pilotos entrando no pit no final da corrida para conquistar esse pontinho, que hoje vimos, vale muito. Entraram nessa disputa os pilotos Perez, Verstappen e Bottas, que fizeram uma parada extra para colocar os pneus macios, vermelhos, os mais moles, portanto os mais rápidos. Até o líder Hamilton com boa vantagem na prova, com os pneus duros, mais duradouros porém mais lentos cogitou em parar no pit, mas pelo rádio foi desaconselhado pelo engenheiro.
Resultado: a primeira a cravar o tempo foi a RBR de Sérgio Perez, que em seguida foi superada pela Mercedes de Bottas, que na última volta foi superada pela RBR de Verstappen. Volta comemorada até pelos mecânicos no alambrado. Mas quem ficou com o pontinho extra foi o finlandês da Mercedes 77 de Bottas, já que Verstappen teve o “doce arrancado da boca” por ter sua volta rápida cancelada por ultrapassar o limite de pista.

E quem conquistou seus primeiros três pontos pela equipe francesa Alpine no campeonato foi o Espanhol Fernando Alonso em seu retorno a categoria com o oitavo lugar na pista de Portimão. A próxima etapa, o GP da Espanha, no circuito da Catalunha, acontece na próxima semana, dia 09 de maio.
CLASSIFICACÃO DA CORRIDA
- Lewis Hamilton, Mercedes
- Max Verstappen, RBR
- Valtteri Bottas, Mercedes
- Sergio Perez, RBR
- Lando Norris, McLaren
- Charles Leclerc, Ferrari
- Estebam Ocon, Alpine
- Fernando Alonso, Alpine
- Daniel Ricciardo, McLaren
- Pierre Gasly, AlphaTauri
- Carlos Sainz Jr., Ferrari
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo
- Sebastian Vettel, Aston Martin
- Lance Stroll, Aston Martin
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri
- George Russell, Williams
- Mick Schumacherm Haas
- Nicholas Latifim Williams
- Nikita mazepin, Haas
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo
CLASSIFICAÇÃO DE PILOTOS NO CAMPEONATO
- Lewis Hamilton, Mercedes, 69 pontos
- Max Verstappen, RBR, 61 pontos
- Lando Norris, McLaren, 37 pontos
- Valtteri Bottas, Mercedes, 32 pontos
- Charles Leclerc, Ferrari, 28 pontos
- Sergio Perez, RBR, 22 pontos
- Daniel Ricciardo, McLaren, 16 pontos
- Carlos Sainz, Ferrari, 14 pontos
- Esteban Ocon, Alpine, 8 pontos
- Pierre Gasly, AlphaTauri, 7 pontos
- Lance Stroll, Aston Martin, 5 pontos
- Fernando Alonso, Alpine, 5 pontos
- Yuki Tsunoda, AlphaTauri, 2 pontos
- Kimi Raikkonen, Alfa Romeo, 0 ponto
- Antonio Giovinazzi, Alfa Romeo, 0 ponto
- Sebastian Vettel, Aston Martin, 0 ponto
- George Russell, Williams, 0 ponto
- Mick Schumacher, Haas, 0 ponto
- Nikita Mazepin, Haas, 0 ponto
- Nicholas Latifi, Williams, 0 ponto
CLASSIFICAÇÃO DE CONSTRUTORES NO CAMPEONATO
- Mercedes, 101 pontos
- RBR, 83 pontos
- McLaren, 53 pontos
- Ferrari, 42 pontos
- Alpine, 13 pontos
- AlphaTauri, 9 pontos
- Aston Martin, 5 pontos
- Alfa Romeo, 0 ponto
- Williams, 0 ponto
- Haas, 0 ponto