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Texto: Silvio Porto

Fotos: DirigindoAutos

ORA é uma divisão da GWM que vende apenas carros elétricos na China. Para apresentar um de seus modelos no Brasil, a montadora chinesa realizou uma ação especial para a imprensa automotiva especializada no Autódromo de Interlagos. Os jornalistas puderam testar as duas versões do modelo Ora 03 — a de entrada Skin e a esportiva GT (Em tempos de muitas homenagens no mundo inteiro para o Saudoso Ayrton Senna), a avaliação do ORA 03 GT, não por acaso, foi no traçado do circuito onde o saudoso Senna, na etapa brasileira de 1991, venceu na F1 sua corrida mais difícil, das 41 provas conquistadas. Essa vitória foi considerada a mais espetacular de sua carreira, cruzando a linha de chegada com sua McLaren só com a sexta marcha.

Mas vou voltar ao Ora 03 GT, tema desta reportagem. Neste evento da GWM já dava para ter uma noção das qualidades do modelo em desempenho, conforto e segurança. Ali já se percebia que o Ora 03 GT ia além do que os olhos podiam ver com os elementos de acabamento externo em vermelho, aerofólio traseiro destacado, para-choques dianteiro e traseiro mais agressivos e rodas de 18 polegadas com pinças de freio acompanhando a cor vermelha.

Na versão 03 GT, a fabricante Ora acertou em cheio no design. Além disso, o conforto recebe nota 10 com louvor. O desempenho é outro ponto positivo do modelo. Isto porque conta com ótimo desempenho em seus 171 cv de potência, auxiliados por um motor elétrico de imã permanente, colocando a “régua de modelos elétricos vendidos no Brasil no ponto mais alto”. Com esse desempenho, a engenharia da GWM, faz com que o Ora 03 GT enfrente de igual para igual o líder BYD Dolphin.

Os jornalistas que andaram com o ORA 03 GT em Interlagos, entre eles eu, não tiveram duvidas em colocar no pequeno hatch o “carimbo” de espetacular. Logo nas primeiras curvas deu para sentir os efeitos de uma ótima suspensão e o exclusivo sistema de controle de largada, que na reta oposta do circuito proporcionou uma emoção extra ao sair de 0 a 100km/h em 8,2 segundos.

Na bateria, a capacidade energética, é outro ponto de destaque, que nesta versão GT é de 63 kWh, proporcionando maior autonomia – chegando a 319 quilômetros, números de acordo com o PBEV/Inmetro. Conforme a fabricante, o modelo pode ser carregado de 10% a 80% entre três e cinco horas com corrente alternada (AC) ou de 30 a 40 minutos na contínua (DC). O motorista ainda pode optar por seis modos de condução: “Normal”, “Eco”, “Automático”, “Esportivo”, “Esportivo+” e “Individual”.

Visual:

O estiloso ORA GT mistura modernidade com um charme de modelos clássicos, com o carro chamando muito a atenção por onde passa. Independente da idade, o carro é “encarado” quando circula pelas ruas. Há aqueles que chegam perguntando sobre o Ora e aproveitando para ver seu interior. As formas são simétricas e musculosas, que se refletem no bom coeficiente aerodinâmico de 0,29 Cx.

A dianteira é marcada pelos faróis de leds redondos, que lembram uma mistura de modelos da Porsche e da Mini, que dão um aspecto bem simpático ao conjunto. A grade frontal na parte inferior do para-choque melhora a gestão da temperatura da bateria para aumentar ainda mais a autonomia e a performance. Na traseira, de forma inusitada, as lanternas vêm embutidas na base do para-brisa, e as setas ficam na parte baixa do para-choque.

Como um esportivo “puro sangue” essa versões GT traz detalhes nos para-choques e nos para-lamas com estilo mais arredondado e esportivo. O Ora 03 é oferecido nas cores Preto Hematita (cor avaliada por nós do DirigindoAutos), Branco Ágata e Vermelho Brava. No interior do ORA 03 GT, motorista e passageiros encontram detalhes de muito bom gosto, nas cores preto e vermelho.

No quesito segurança, outro destaque desse esportivo elétrico: Entre os itens disponíveis destacam-se o stop&go, o controle de cruzeiro inteligente, o Smart Cornering (ajusta a velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva), o Smart Dodge (desvio inteligente de caminhões) com alerta, manutenção e centralização de faixa e o alerta e frenagem autônoma de emergência (AEB – Auto Emergency Breaking), capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos.

Assistente ativo de ponto cego, alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado, reconhecimento de carros, ciclistas e motos e de placas de velocidade e visão 360 graus, com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras, também são de série em toda a linha. Conta, ainda, com sete airbags. É o primeiro carro da categoria com bolsa de segurança central, localizada entre os bancos dianteiros.

Mas com todos esses sistemas inovadores e modernos falta ao ORA 03 GT o sistema de farol alto automático — muito útil durante a noite e em pista estreita e de duas mãos. A cabine do Ora 03 GT é cheio de “bossa” e requintada, com poucos botões físicos e equipamentos bem tecnológicos. Nos bancos dianteiros e traseiros as costuras são aparentes, muito bem acabadas. Destaque para a cor vermelha e a sigla GT estampada no encosto de cabeça, além dos ajustes elétricos – além de ventilação e massagem – a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade.

O painel tem couro sintético e materiais macios ao toque, presentes também nas laterais das portas dianteiras de boa qualidade na montagem. O espaço interno entrega um ambiente agradável para quatro adultos. O teto-solar panorâmico, de série nesta versão GT, amplia a percepção de espaço.

Nesta versão avaliada é possível se valer de 12 sensores de estacionamento, sistema ativo de estacionamento, alerta e frenagem autônoma de emergência de tráfego cruzado traseiro, “Smart-Start” (elimina a necessidade de apertar o botão start para ligar o carro), “Launch Control” (controle de partida) e retrovisores externos com rebatimento elétrico automático e memória.

O carro, com seus 1.580 quilos, mostra boa estabilidade e tem pouca rolagem de carroceria. Na Serra da Rodovia Tamoios, entre São José dos Campos e Caraguatatuba, o hatch elétrico da GWM se manteve estável e sob controle, mesmo nos trechos molhados, com a chuva que caía na serra no momento que transitávamos com o ORA GT.

Como disse no início deste artigo, neste ORA 03 GT tem muitas coisas que os olhos não veem, mas o coração sente sim. Ao lado esquerdo do volante, o seletor de modos de condução ajuda a ditar o ritmo. O modo “Eco” oferece um acelerador mais amansado e respostas limitadas – mas testá-lo na serra foi super adequado. Nas retas da Rodovia dos Trabalhadores deu para sentir, mesmo que minimamente, em função dos radares da estrada, os modos “Esportivo” e “Esportivo+”, o acelerador fica mais sensível e o motor joga fácil potência nas rodas de 18 polegadas com pneus 215/50.

Já no trecho urbano a seta do Ora 03 GT mostrou uma certa resistência, em não desligar sozinha quando o carro retoma a reta e quando o “piloto” tenta desligá-la manualmente, acaba acionando para a direção oposta. Nada que a boa prática do condutor deve pegar o jeito da alavanca.

Conclusão: Esse “carrinho” parece ter caído no gosto do consumidor brasileiro. No início deste ano o Ora 03 já aparecia na vice-liderança de vendas nacionais entre os modelos 100% elétricos – emplacando 696 unidades.

Ficha Técnica – GWM Ora 03 GT

Motor: elétrico síncrono de ímã permanente, dianteiro
Bateria: 63 kWh
Autonomia: 319 quilômetros (PBEV/Inmetro)
Tempo de recarga: de 15% a 100% em tomada AC, aproximadamente cinco horas. De 30% a 80%, em tomada DC, cerca de 40 minutos
Conector: CCS Tipo 2
Tração: frontal
Potência: 171 cavalos
Torque: 25,5 kgfm
Medidas: 4,25 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,60 metro de altura, 2,65 metros de entre-eixos
Peso: 1.580 quilos
Suspensão: MacPherson na dianteira, eixo de torção na traseira
Rodas e pneus: rodas de liga leve 18 polegadas com pneus 215/50
Porta-malas: 228 litros (858 litros com o banco traseiro rebatido)

Preço: GWM Ora 03 GT R$ 184.000.

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