Hyundai: Seis anos depois chega a picape Santa Cruz concorrente do Fiat Toro.

A picape Hyundai HCD-15 Santa Cruz chega agora em abril no mercado americano. Seis anos depois de sua apresentação como picape conceito se tornando um dos maiores sucessos do estande da Hyundai, durante o Salão do Automóvel Internacional da América do Norte em 2015. Um ano depois, a empresa coreana prometeu que uma versão de produção era uma questão de quando, não se.

Certamente essa certeza tem muito a ver com o sucesso do lançamento em 2016 do Fiat Toro, estreando aqui no Brasil e no mundo uma nova categoria de picapes, um Sport Utility Pick-Up (SUP), e com a promessa do grupo Stellantis de levar o Toro ao mercado do “Tio Sam”, como uma marca RAM. Bem, já se passou meia década desde então, o Santa Cruz está finalmente acontecendo com a proximidade de sua apresentação neste mês de abril.
Antes da revelação do Santa Cruz em 15 de abril, a Hyundai lançou um vídeo de seu estúdio de design na Califórnia falando sobre o novo, chamando de não picape. Sim, a Hyundai afirma que “não é uma picape “, como explica o gerente de design da Hyundai North America, Brad Arnold no vídeo. “É um Santa Cruz”, conclui, modelo feito para trânsito urbano.

A explicação é que o Santa Cruz foi feito principalmente para a cidade. “Ele foi feito para prosperar em ambientes urbanos densos e ao ar livre”, afirma Arnold. De acordo com as imagens flagradas por paparazzis automotivos, a nova picape compartilha e muito com o novo Tucson, tirando qualquer possibilidade de pessoas confundir o SUV com um off-road.

Quando chegar ao Brasil ainda este ano o “Santa Cruz” terá a forte concorrência do Toro, que está próximo de chegar ao mercado com sua mais importante mudança ao estrear design atualizado e a nova motorização 1.3 turbo de 270 Nm, para tirar de vez o sono do sr Brad Arnold.