Lançamento: O retorno triunfante da nova Suzuki Hayabusa

A Suzuki apresentou a icônica Hayabusa de terceira geração, desenvolvida para alta velocidade. A moto recebeu atualizações de estilo revolucionárias, um motor redesenhado e um conjunto mais amplo de auxiliares eletrônicos de pilotagem.

A Hayabusa original inesperadamente arrebatou a coroa de velocidade máxima do mundo da motocicleta logo após seu lançamento em 1999. O modelo de segunda geração lançado em 2008 foi construído com base nas realizações de seu predecessor, mas os regulamentos de emissões o mataram em 2018. No entanto, ficar no livro de história não era uma opção, e com isso partiram para desenvolver a terceira geração da supermoto.
Construída com mais de 550 novas peças, a Hayabusa de terceira geração permaneceu baixa, longa e larga, como seus antecessores. Seu design geral é mais nítido e as aberturas de cada lado do motor são maiores. Dito de outra forma, não é uma cópia de sua antecessora, mas permanece reconhecível como membro da linha Hayabusa.

O piloto tem a disposição um painel de instrumentos com quatro medidores analógicos e uma nova tela colorida de transistor de película fina (TFT) no meio. A Suzuki aumentou o tamanho da fonte para tornar os medidores mais fáceis de ler, mesmo em velocidades de três dígitos. Os botões no guidão permitem que os usuários selecionem as informações exibidas na tela TFT, uma função que vem do mundo automóvel. Os menus disponíveis incluem o ângulo de inclinação, a pressão dos freios dianteiro e traseiro e a posição do acelerador.

A potência da nova Hayabusa vem de uma versão reformulada do motor de quatro cilindros de 1.340 cc do modelo de segunda geração. A lista de peças reprojetadas inclui os pistões, as bielas, o virabrequim e o magneto. Curiosamente, reutilizar esse motor não foi a primeira escolha do departamento de engenharia.

“Nós consideramos uma variedade de configurações de motor antes de chegar ao projeto final. A experimentação incluiu a construção de protótipos com motores de maior cilindrada, versões turboalimentadas e outros com seis cilindros. No final, chegamos à conclusão de que o pacote original do motor atingiu o melhor equilíbrio geral. Também chegamos à conclusão de que não alterar o layout básico era a chave para manter a identidade distinta da Hayabusa “, explicou Naoki Mizoguchi, um dos projetistas do motor da Suzuki.

Enquanto uma Hayabusa de seis cilindros teria sido totalmente selvagem, parece que o novo quatro cilindros se adapta bem ao caráter da moto. As especificações de desempenho ainda não foram divulgadas, mas Mizoguchi apontou que seu principal objetivo era aumentar o torque de em baixa e média para criar a Hayabusa mais rápida ainda. As alterações feitas também melhoraram a durabilidade, confiabilidade e capacidade de movimentação diária, portanto, a Hayabusa não precisa ser uma rainha da garagem de fim de semana.

A eletrônica permeou a nova Hayabusa que entra em sua terceira geração com uma “armadura” de softwares, incluindo a tecnologia ride-by-wire. A Suzuki adicionou a última versão de seu sistema Suzuki Intelligent Ride System (SIRS), que agrupa diferentes modos de pilotagem predefinidos e configuráveis, um sistema de controle de partida e controle de cruzeiro. Os pilotos podem até determinar como a potência do motor é entregue à roda traseira; um perfil de condução reduz notavelmente sua saída de potência inicial para partidas mais suaves e desbloqueia gradualmente a potência de pico mais alta na faixa de rotação.

As carenagens mais retas e cinzeladas são aparafusadas a uma estrutura de alumínio mais leve que a do modelo da geração anterior. Os engenheiros também instalaram freios maiores fornecidos pela Brembo e uma suspensão totalmente ajustável.

Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 186 mph ( 299 km). Não há nenhuma palavra sobre o quão rápido ele pode ir com o limitador removido, e provavelmente não descobriremos – pelo menos não da Suzuki. Os fabricantes de motocicletas japoneses e europeus concordaram em limitar suas motocicletas a 300 km/h a partir de 2000 e encerrar a guerra de velocidade que explodiu durante os anos 90.
As concessionárias da Suzuki em todo o mundo começarão a receber a Hayabusa de terceira geração a partir de março de 2021. Aqui no Brasil, segundo informações, o planejamento da marca é para chegar, quase que simultaneamente a Europa e Estados Unidos da América. O preço começa em 16.499 libras na Inglaterra, o que representa aproximadamente R$ 122.500 por aqui.