Mercado: Mesmo com a pandemia de Covid-19 Chevrolet Onix e Fiat Strada foram as estrelas de 2020.

O ano de 2020 foi difícil para os fabricantes de automóveis, aqui e no mundo a fora, sofrendo as consequências da pandemia do Covid-19. Mesmo que alguns fabricantes tenham conseguido manter pontuações honrosas, todos viram seus volumes de vendas diminuir em relação ao ano anterior. É simples, uma rápida olhada nos 20 veículos mais vendidos no ano passado mostra que apenas dois modelos conseguiram se destacar: o Chevrolet Onix e a picape Fiat Strada. Mas no geral, todos caíram nas vendas.

O Chevrolet Onix, com 135.369 unidades vendidas, continuou na liderança, completando seis temporadas no topo das vendas. Já a pequena picape da Fiat, a Strada teve 80.039 comercializadas, também se sente “dona” da ponta em vendas da categoria comerciais, liderando esse grupo por anos.

O Toyota Corolla, na categoria sedans, não tem concorrentes e também terminou 2020 na liderança com 38.380 unidades vendidas. E a surpresa na categoria SUVs, o VW T-Cross salvou a honra da fabricante da Anchieta como o SUV mais vendido em 2020 com 60.125. Algumas surpresas negativas: a baixa venda do ótimo Peugeot 208 que acabou de chegar ao Brasil vindo da Argentina, que sequer entrou na lista dos cinquenta mais vendidos.

Explico: na Argentina onde é fabricado terminou o ano como líder na categoria. Na França, país de origem, onde foi concebido, ficou a menos de 100 carros de tirar a liderança de anos do Renault Clio.

Outras decepções de 2020 foram as quedas em vendas dos modelos Volkswagen Polo e Virtus, que já figuraram entre os líderes, e no final de 2020 caíram na lista para 16º com o Polo e 22º com o Virtus. Entre os hatchs pequenos e mais baratos do mercado, o Renault Kwid ocupa a 12ª posição e ficou a frente do Fiat Mobi, o 15º.