Novo Renault Duster Iconic 1.6 CVT. Onde melhorou?


No design as mudanças foram sutís, apesar da aplicação de nova chaparia, o que permitiu uma eficiência maior deixando o SUV mais atraente, principalmente com a inclinação do anglo do para-brisas, diminuindo o CX (Coeficiente Aerodinâmico) do carro.

No interior o painel ficou mais bonito e harmonioso, com o uso de novos materiais mais nobres deixando um toque mais macio e suave. Com destaque para os apliques metalizados nas saídas de ar e nos comandos do ar-condicionado.As mudanças no interior não param por ai.

No centro do painel se destaca a tela de multimídia (Easy Link) de oito polegadas, com várias informações até o velocímetro digital e conexão Apple Carplay e Android Auto (neste caso com conexão por cabo), o que é uma pena. As teclas tipo piano, comuns em modelos de maior valor, têm comandos entre as normais, como desembaçador. A novidade é o sistema start-stop e posições de quatro câmeras, com cinco ângulos que ajudam muito para estacionar em vagas apertadas.

Continuando no interior, o novo Duster melhorou no isolamento, diminuindo ruídos externos e vibrações. O espaço do carro continua como um dos melhores da categoria. Já a suspensão ficou mais eficiente diminuindo a transferência para o volante de solavancos provocados por vias esburacadas e estradas de terra. Resultado pelos seus 23,7 cm de altura em relação ao solo e seus pneus aro 17, da Continental 215/60.

A chave do tipo cartão precisa apenas ser aproximada do carro para que o alarme seja desativado e as portas se destravem para entrar e sair do carro. Sistema que é uma vantagem em época de coronavírus, já que ao sair de casa é só colocar a chave na bolsa e só pegá-la ao chegar de volta a casa. Os bancos ganharam novo revestimento, agora são de couro e as rodas aro 17″ possuem acabamento escurecido e desenho exclusivo em relação às demais versões.

Os faróis trazem luz diurna (DRL) em LED, enquanto os retrovisores contam com alerta de ponto cego. Os controles de estabilidade e tração agora são item padrão. O motor 1.6 SCe flex de 120 cv com 16 Kgfm de torque em conjunto com o câmbio CVT não decepciona. Mas ao que se sabe a Renault já trabalha em uma versão equipada com motor flex 1.3 turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes na Europa, ainda sem data para sua chegada.