“Não é feriado”: Preocupados com a Covid-19, Toyota, Nissan e Renault suspendem produção no Brasil.

Depois de mais de 300 mil mortos por Covid-19 as montadoras suspenderam a produção no Brasil. A primeira a anunciar a suspensão no último dia 19/03 foi a montadora Volkswagen através de seu presidente Pablo Di Si, que deixou claro: ” Não são férias! É para ficar em casa”.
Agora chegou a vez das montadoras japonesas Toyota e Nissan que anunciaram a suspensões temporárias de produção de suas fábricas — no caso da Toyota as plantas de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba, todas localizadas no estado de São Paulo.
A suspensão terá início na próxima segunda 29/03 com retorno programado para o dia 05 de abril, enquanto a unidade de Indaiatuba retornará no dia 06 de abril. Na fábrica da Renault, em São José dos Pinhais (PR), a parada irá ocorrer a partir de 29 de março, próxima segunda-feira, com retorno as operações em 5 de abril
Já na Nissan a paralização acontecerá na planta industrial da marca, localizada na cidade de Resende (RJ), a partir desta segunda 29/03, retornando as atividades no dia 26/04.
As suspensões foram programadas para casar com o feriado do dia 2 de abril, da sexta-feira Santa, e do final de semana da páscoa, aumentando assim o tempo de parada da linha de produção. Além disso, no caso da Toyota, nas cidades onde tem fábricas os feriados não foram antecipados, mas resolveram paralisar a produção antecipando as datas de feriados que teriam em outras datas. Os dias de trabalho suspensos serão compensados posteriormente, de acordo com cada uma dessas empresas.